Resumo

Título do Artigo

A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS DEPUTADOS FEDERAIS FRENTE AOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DE SEUS ESTADOS E A REGIÃO GEOGRÁFICA QUE OCUPAM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Democracia representativa
Produto interno bruto (PIB) per capta
Índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM)

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - LILIANE TEIXEIRA
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - CURITIBA
2 - Leonardo Tonon
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Departamento Acadêmico de Gestão e Economia - DAGEE
3 - Ellen Corrêa Wandembruck Lago
-

Reumo

A atuação dos deputados federais deve ser de tal forma a gerar o desenvolvimento humano da Unidade Federativa que representam, por meio de proposições que possibilitem o crescimento local nas esferas econômica, social, cultural, entre outras. A partir de dados disponibilizados pelo Projeto Excelências, do portal Transparência Brasil, o presente estudo busca verificar se a atuação dos deputados federais guarda relação com os índices de desenvolvimento (PIB per capta e IDHM) das Unidades Federativas que representam.
O estudo tem por objetivo verificar se a atuação dos Deputados Federais dos 26 (vinte e seis) Estados brasileiros e do Distrito Federal guarda relação com o IDHM, com o PIB per capita ou com a região geográfica em que as Unidades Federativas estão localizadas.
A democracia representativa é exercida pelo povo, por meio de seus deputados, garantindo, em tese, um modo de participação política que possa ativar uma variedade de formas de controle e supervisão dos cidadãos. (URBINATI, 2006, p. 191). O IDHM é um indicador que considera longevidade, educação e renda; no entanto, adequa a metodologia global ao contexto brasileiro e os indicadores nacionais (ATLAS BRASIL, 2017). O PIB per capita é o quociente entre o PIB e a população e foi o primeiro indicador a ser utilizado para a análise da qualidade de vida de um país (ADVFN, 2017).
A partir da técnica exploratória multivariada chamada “análise de clusters”, utilizou-se a análise de agrupamento não hierárquico, chamada K-means, para que cada uma das Unidades Federativas analisadas fosse classificada segundo similaridades no que se refere à atuação de seus Deputados Federais passassem a compor um cluster. Com base nos conglomerados obtidos, buscou-se verificar se as Unidades Federativas que compunham o mesmo grupo também possuíam similaridades com relação ao PIB per capita, ao IDHM e à região geográfica que ocupam.
A análise dos resultados demonstrou que não há, necessariamente, relação entre à atuação de seus Deputados Federais que representam as Unidades Federativas analisadas e o PIB per capita, o IDHM e a região geográfica que ocupam, haja vista clusters que agruparam o maior número de casos foram compostos tanto por Unidades Federativas bem posicionadas nos rankings nacionais de IDHM e de PIB per capita quanto por Unidades Federativas que ocupam posições distantes.
A corrupção é um mal que remonta ao período colonial e que gera consequências nefastas a toda população. Diante de tantos escândalos envolvendo a corrupção no meio político que são de conhecimento notório, refletir sobre a atuação dos parlamentares é um tema pertinente e relevante. Destaca-se a importância de instrumentos como o Projeto Excelências, do portal Transparência Brasil. O presente estudo não teve a pretensão de exaurir o tema, diante das várias possibilidades de análise que surgem quando se busca analisar a atuação dos agentes políticos e o retorno efetivo obtido pela população.
ADVFN (2017). Indicadores Econômicos: PIB. Disponível em: . Acesso em 8 fev. 2017. ATLAS BRASIL (2017). Radar IDHM. Disponível em: . Acesso em 15 jan. 2017. URBINATI, Nadia. Representative Democracy: Principles and Genealogy, Chicago, Chicago University Press, 2006.