Resumo

Título do Artigo

Percepção de Maturidade Atual e Desejada em Gestão por Processos em uma Empresa Pública de Saneamento
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Palavras Chave

Gestão por processos
Maturidade em processos
Empresa de saneamento

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Josestenne Bezerra do Amaral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
3 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

Para se contrapor a gestão funcional, a gestão por processos surge como uma nova proposta tendo em vista que esta perspectiva consegue vincular o modo como se gerenciam os recursos disponíveis em um determinado negócio e o seu impacto na estratégia organizacional. Na visão da gestão por processos, o desafio é vencer as barreiras interfuncionais existentes na execução de um processo, permeando as áreas da organização (PAIM et al., 2007; KIPPER et al., 2011). Com a utilização dessa nova ferramenta é necessária verificar uma trajetória de maturidade em gestão por processos (ELO GROUP 2017),
Qual a maturidade atual e desejada em gestão de processos em uma empresa pública de saneamento? Para responder a esta pergunta, investigou-se a percepção de maturidade atual e desejada em gestão por processos em uma empresa pública de saneamento, utilizando o modelo teórico desenvolvido por Rosemann, De Bruin e Hueffner (2004). Para que esse objetivo pudesse ser atingido, foi investigada a maturidade considerando o cargo, a lotação e a área de atuação dos gestores da organização.
Segundo Rosemann, De Bruin e Power (2006), o BPMM prevê cinco estágios de maturidade em gestão por processos. De acordo com a implementação das práticas relacionadas aos fatores-chave de maturidade, o nível de maturidade é definido, podendo a organização estar no estágio 1 (inicial), estágio 2 (repetitivo), estágio 3 (definido), estágio 4 (gerenciado) ou estágio 5 (otimizado). Para cada um dos seis fatores propostos foram definidas áreas de capacitação a serem avaliadas na análise de maturidade.
Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, é uma survey, pesquisa de campo (COLLIS; HUSSEY, 2005; BABBIE, 2005; VERGARA, 2015). A pesquisa utilizou o método quantitativo. Foi realizado um censo com todos os gestores. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado o questionário estruturado chamado de Avaliação das Práticas de Gestão por Processos, elaborado e validado por Araújo (2011), adaptado do modelo teórico desenvolvido por Rosemann, De Bruin e Hueffner (2004).
Os resultados da pesquisa apontam que a organização encontra-se no estágio 2 (repetitivo) de maturidade. A percepção desejada é que a empresa atinja o nível de maturidade 4 (gerenciado). Esse resultado foi obtido a partir da análise da percepção do público pesquisado, considerando o local de lotação, a área de atuação e o cargo. Posteriormente, com esses resultados, foi calculado o resultado geral da organização.
Com base nos resultados da pesquisa, foi possível conhecer o nível de maturidade atual e desejado na organização estudada a partir da percepção de seus gestores. As conclusões deste estudo não podem ser generalizadas, pois estão relacionadas com características particulares desta organização e dos gestores que participaram da pesquisa. No entanto, caberia um aprofundamento maior quanto a percepção dos gestores em confronto com a percepção de outros grupos de gestores. Estudos futuros podem ampliar a abrangência da pesquisa, em outras empresas de saneamento básico.
DE BRUIN, T.; ROSEMANN, M. Towards a Business Process Management Maturity Model. In: THIRTEENTH EUROPEAN CONFERENCE, 2005, Anais… 2005. DE BRUIN, T.; et al. Understanding the main phases of developing a maturity assessment model. In: AUSTRALASIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS, 2005, Anais… Sydney, 2005. ELO GROUP. Maturidade de BPM. Disponível em: . Acesso em 20 jan. 2017 ROSEMANN, Michel; DE BRUIN, Tonia; HUEFFNER, Tapio. A model for business process management maturity. AIS Electronic Library (AISeL). Dez. 2004.