Resumo

Título do Artigo

Captação e reuso de águas cinzas, para suprir a demanda no abastecimento de pensão residencial, na cidade de São Paulo.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Captação de Águas Cinzas
Crise Hídrica
Reuso de Água

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Michelle Bilbao
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Célia Aparecida Fudaba Curcio
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
3 - JANE DA CUNHA CALADO
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) -
4 - Letícia Silva Souza
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vila Maria

Reumo

Os sistemas produtores de água que abastecem a Região Metropolitana da cidade de São Paulo atingiram níveis críticos de volume de água, fato que originou a crise hídrica e afetou o abastecimento de água. A pensão residencial, objeto de estudo deste relato, instalou um sistema de captação de águas cinzas para reuso doméstico não potável, visando redução do consumo médio mensal. O objetivo é identificar: Qual o custo de instalação do sistema, viabilidade econômica, redução dos gastos mensais e economia de água? Ao final, as considerações finais apontam os benefícios alcançados com a implantação.
A pensão estudada está localizada no Bairro do Brás, Polo comercial do Município de São Paulo. A edificação acomoda uma pensão residencial mista com 32 apartamentos, com um morador, cada um, distribuídos em dois pavimentos. Possui três banheiros externos, de uso coletivo, sendo dois para uso masculino e um para uso feminino. No pavimento superior estão instalados três tanques para lavagem de roupas. A interligação entre os dois pavimentos é feita por uma escada de ferro com dois lances e um patamar intermediário. O projeto prevê economia no consumo de água potável e redução nos gastos mensais.
A pensão residencial, em estudo, identificou a necessidade de implantar um sistema de captação e reuso de águas cinzas que apresente viabilidade econômico-financeira, contribua para a economia de água, sem comprometer o abastecimento para os moradores, durante o período de racionamento, na cidade de São Paulo. O sistema requer instalação simples, que dispense a contratação de profissionais especializados e contribua para a redução no consumo médio mensal, além de propiciar economia financeira.
Instalar no patamar intermediário da escada, que interliga os dois pavimentos da edificação, uma caixa d'água com capacidade de 1000 litros, para armazenamento da água captada na lavagem de roupas e, por meio de tubulação independente, direcionar a água reservada às descargas dos banheiros, localizados no piso térreo. A estrutura de construção com instalação dos tanques no piso superior permite o uso da gravidade na circulação da água, dispensando o uso de bombas. O mesmo ocorre com a canalização que direciona a água do reservatório para as descargas dos banheiros, localizados no piso térreo.
O sistema instalado consiste na captação de água proveniente da lavagem de roupas e envio para o reservatório. A água reservada foi direcionada para as descargas dos banheiros, localizados no piso térreo, por meio de tubulação independente. O uso do sistema resultou em economia de R$ 140,00 na conta de serviços, valor equivalente a 23,8%. O consumo de água mensal passou de 122,71m³ para 86,45m³, o que representa economia de 36,26m³, redução equivalente a 29,55% no consumo mensal, em relação ao período anterior à implantação do sistema.
O sistema desenvolvido pode ser considerado econômico e aplicável, pela simplicidade do método construtivo e uso da gravidade, que torna a instalação acessível à população de baixa renda e dispensa o uso de bombas na circulação da água pela tubulação. Devido ao uso continuo das águas cinzas nas descargas, o sistema dispensou o tratamento com produtos químicos, tornando-o prático, barato e de fácil acessibilidade ao grande público. O sistema apresentou viabilidade econômico-financeira, além da contribuição na preservação do meio ambiente, fomentando sustentabilidade para futuras gerações.