Resumo

Título do Artigo

HÁ GERAÇÃO DE APRENDIZADO COM O USO DO PROCESSO MULTIDIMENSIONAL DE ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Técnica Multidimensional de Ensino
Metodologia Ativa
Curso de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
2 - Luiz Guilherme Rodrigues Antunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

As mudanças impulsionadas por avanços da tecnologia afetam o aprendizado nos cursos de Administração. Há diferentes estratégias de ensino para auxiliar os professores no seu modo de ensinar, que resultam em metodologias passivas e ativas. Entre as metodologias ativas encontra-se a Técnica Multidimensional de Ensino (TME). A TME inspira-se na visão da didática multidimensional de ensino, onde se busca uma integração entre teoria, indivíduo e sociedade. Uma junção entre o conteúdo apresentado em sala, vivência de situações de aprendizado e resultados para a sociedade.
Como problema de pesquisa têm-se a seguinte questão: é efetivo a geração de aprendizado a partir de um processo multidimensional de ensino? O objetivo desse artigo é avaliar a aprendizagem através da TME na percepção dos alunos que cursaram a disciplina de Empreendedorismo Tecnológico do Curso de Administração na Universidade Federal de Itajubá no período de 2012 a 2016. Como objetivos específicos buscou-se: (i) verificar a avaliação dos alunos a respeito da TME e (ii) levantar os aspectos mais relevantes acerca do aprendizado ocorrido sobre teoria, indivíduo e desenvolvimento da sociedade.
Como fundamentação teórico abordou-se as metodologias ativas que tem como princípio teórico significativo a autonomia e a dignidade de cada sujeito, uma vez que o mesmo constrói a sua própria história. Além disso, as metodologias ativas vêm sendo amplamente utilizados no ensino de administração, como é o caso da TME. A TME é uma técnica com dimensões teóricas, individuais e da sociedade, que procura criar novos significados para o processo de aprendizagem do aluno, ressaltando tanto o indivíduo quanto as situações que são criadas para que o aprendizado tenha significado.
Conforme o objetivo de pesquisa, esse trabalho caracteriza-se como descritiva, qualitativa e quantitativa, com o uso do método de caso. Para coleta de dados utilizou-se de fontes primárias de dados, composto pelos relatórios finais entregues pelos alunos da disciplina e aplicação de um questionário eletrônico autopreenchido do tipo Likert. Para análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo por categorização, para análise documental e análise multivariada, com aplicação da análise de cluster e discriminante, para análise dos dados obtidos pelos questionários.
A pesquisa documental e análise multivariada apontaram que 91% da amostra concordam total ou parcialmente que a TME é uma alternativa de aprendizado em Administração. Sobre o aspecto relevante acerca da dimensão Teoria, destaca-se o ‘aprendizado sobre investidores anjos’. Na dimensão individuo destaca a 'Persuasão e Rede de Contatos' e a 'Expressão oral e escrita' confirmadas na análise discriminante e documental. Já a dimensão sociedade, o maior resultado entregue as empresas foi a 'Ajuda com mentorias sobre o foco do negócio proporcionadas pelos investidores'.
É possível afirmar que o objetivo geral do artigo foi alcançado, uma vez que se evidenciou que houve aprendizado dos alunos através da TME, conforme os resultados obtidos nos objetivos específicos. Em outras palavras, a maior parcela dos respondentes concorda que a Técnica Multidimensional de Ensino é uma alternativa para o aprendizado em Administração. Como limitações dessa pesquisa encontra-se a percepção somente dos alunos na avaliação da técnica, bem como os resultados devem ser analisados cautela, pois se trata de uma disciplina não permitindo generalizações.
CANDAU, V. M. A didática e a formação de educadores - Da exaltação à negação: a busca da relevância. 33ed. Petrópolis: Vozes, 2012 FRANCO, M.A.S.; PIMENTA, S.G. Didática Multidimensional: Por uma Sistematização Conceitual. Educ. Soc, Campinas, v. 37, nº 135, 539-553, 2016 KLEIN, U. PETRA Projekt - und transferorientierte ausbildug grudlagen, beispiele, planungs - und arbeitsunterlagen. Munique: Siemens AG 1990. SOUZA, CV; SHIGUTI, W.A; RISSOLI, V.R.V. Metodologia Ativa para Aprendizagem Significativa com Apoio de Tecnologias Inteligentes. In: Nuevas ideias em Informática Educativa TISE, 2013.