Resumo

Título do Artigo

O SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA COMO A PRINCIPAL FERRAMENTA DE ANÁLISE PARA DECISÕES EM NÍVEIS OPERACIONAL, TÁTICO E ESTRATÉGICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistema de Gestão Integrada
Processo Decisório
Logística

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Vinícius Silva Lima
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Guajajaras
2 - Flávia Braga Chinelato
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Reitoria

Reumo

Foi-se o tempo em que a utilização de um software gerencial era considerado um luxo, exclusivo às empresas que investiam em inovação. Hoje, muito pelo contrário, as tecnologias gerenciais são consideradas necessárias para a sobrevivência das empresas. Naturalmente, os profissionais que atuam nos níveis tático e estratégico têm uma necessidade enorme de obtenção de dados e informações, em um curto espaço de tempo, para embasar e fundamentar suas tomadas de decisão. Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que o Sistema de Gestão Integrada (SGI) é uma ferramenta essencial para os gestores.
Com a implantação de um SGI, as equipes operacionais têm percebido a otimização dos recursos e o ganho de qualidade em seus processos? Esse estudo tem como objetivo geral analisar os ganhos e melhorias com a implantação de um SGI nos diferentes níveis organizacionais. Como objetivos específicos essa pesquisa visa mensurar a percepção de melhoria, após a implantação de um SGI, nos departamentos associados à operação logística; identificar os principais benefícios da implantação de um SGI e analisar as principais dificuldades de se implantá-lo.
Conforme os estudos de Nganga e Leal (2015), os sistemas ERP podem ser considerados como uma moderna solução de integração entre as plataformas de informação organizacionais – sejam elas de nível operacional ou gerencial. Esses sistemas se caracterizam como uma arquitetura de software que facilita a integração e o fluxo de informação interdepartamental, entre todas as áreas de uma empresa, tais como logística, finanças e recursos humanos (PADOVEZE, 2004). Segundo Seethamraju (2015), os sistemas ERP tem por objetivo a automatização dos processos de uma companhia.
Este estudo de caso articula métodos quantitativos e qualitativos. A coleta de dados, para desenvolvimento da pesquisa, foi dividida em duas etapas. A primeira foi realizada através de um formulário Google Docs aplicado aos colaboradores de uma empresa especializada em logística, a qual passou por uma transição em seus processos com o desenvolvimento e implantação de um SGI. Na segunda etapa realizou-se uma entrevista com um engenheiro de produção, responsável pelos processos logísticos desta empresa, utilizando-se de um roteiro semiestruturado sobre a implantação de um SGI.
Observa-se que os colaboradores são praticamente unânimes em afirmar que houve melhoria de performance após a implantação do SGI. Este resultado reforça a ideia de Vitorino et al. (2016), de que a gestão da cadeia de suprimentos tem sido explorada com objetivos estratégicos no que tange ao investimento em novas tecnologias. As melhorias mais significativas após a implantação do SGI foram, respectivamente, aumento da eficiência e produtividade (54,5%), melhoria da qualidade da informação (27,3%), padronização dos procedimentos e processos (9,1%) e a otimização do processo decisório (9,1%).
Constatou-se que a implantação de um SGI possibilita o aumento de eficiência e produtividade; padronização dos procedimentos e processos; ganhos de qualidade da informação; otimização do processo decisório e economia de tempo e capital. Conclui-se que o maior desafio na implantação de um SGI é a quebra do atual paradigma cultural, muitas das vezes enraizado há décadas nas organizações. Os ganhos e melhorias com a implantação do SGI são perceptíveis em todos os níveis organizacionais, o que revela ao longo prazo sua aceitação nos diversos departamentos e níveis hierárquicos.
NGANGA, Camilla Soueneta Nascimento; LEAL, Edvalda Araújo. A Utilidade de um Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no Processo de Gestão de Pequenas Empresas. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 7, n. 1, 2015. SEETHAMRAJU, Ravi. Adoption of software as a service (SaaS) enterprise resource planning (ERP) systems in small and medium sized enterprises (SMEs). Information systems frontiers, v. 17, n. 3, p. 475-492, 2015.