Resumo

Título do Artigo

FONTES DE INFORMAÇÃO UTILIZADAS POR EMPRESÁRIOS E GESTORES DE MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE MINAS GERAIS: frequência de acesso, relevância e confiabilidade como critérios de análise
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Fontes de Informação
Comportamento Informacional
Micro, Pequenas e Médias Empresas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
FPL Educacional (Fundação Pedro Leopoldo/MG) - Mestrado Profissional em Administração (MPA FPL/MG)

Reumo

As empresas têm se deparado com um mercado cada vez mais concorrencial, exigindo dos gestores a capacidade de perceber, de antecipar mudanças e de terem informações precisas, relevantes e confiáveis. Para as micro, pequenas e médias empresas (MPME) é condição básica para sobrevivência ter competência para selecionar as fontes de informação mais aderentes visando obter informações pertinentes. E é vital compreender o comportamento informacional do gestor para identificar as fontes de informação, segundo critérios de frequência de acesso, relevância e confiabilidade.
O objetivo foi identificar as fontes de informação preferidas por empresários e gestores de MPME, considerando os critérios de frequência de acesso, relevância e confiabilidade. Existe uma carência de estudos desta natureza, na Ciência da Informação e na Administração, no contexto das MPME.
Verifica-se diversidade de fontes de informação e de classificações que atendem a segmentos de negócios específicos, abrangendo diferentes aspectos do ambiente. 26 autores foram referenciados neste trabalho, os quais propuseram diversas tipologias e categorizações de fontes. O principal referencial teórico para este artigo foi Mafra Pereira (2016) e as 34 fontes de informação para negócios, classificadas quanto ao relacionamento/proximidade (fontes pessoais ou impessoais/documentais), origem (internas ou externas à empresa), e estritamente eletrônicas.
Após pesquisa bibliográfica para mapeamento e identificação das fontes de informação e categorias a serem utilizadas, foi realizada pesquisa descritiva quantitativa para identificar as fontes preferidas por empresários e gestores de MPME, considerando os critérios de frequência de acesso, relevância e confiabilidade. Foi aplicado questionário estruturado a uma amostra não-probabilística por conveniência de 60 respondentes. Os questionários foram processados em software estatístico IBM SPSS e os dados analisados mediante técnica estatística descritiva básica.
A fonte de maior frequência de acesso foi ‘Sites de busca na WEB’. As fontes estritamente eletrônicas são mais buscadas pela facilidade e rapidez para pesquisa e acesso a informações em grande volume. A fonte 'Clientes' foi a de maior relevância. Buscar informações na rede de contatos pessoais é mais relevante no momento de decidir sobre qual informação utilizar. Das 10 fontes mais confiáveis, seis são internas à empresa, não existindo uma correlação direta entre fontes mais acessadas (frequência de acesso) e fontes mais confiáveis.
Objetivo geral foi alcançado, com resultados relevantes para a Ciência da Informação e a Administração. Resultados merecem ser explorados em profundidade em trabalhos mais qualitativos junto ao mesmo segmento; a categorização das fontes de informação e os aspectos de frequência de acesso, relevância e confiabilidade são fundamentais para outros estudos sobre fontes em qualquer atividade; a frequência de acesso, relevância e confiabilidade das fontes exclusivamente eletrônicas devem ser exploradas, bem como o avanço das redes sociais neste contexto.
MAFRA PEREIRA,F.C.;BARBOSA, R.R.Uso de fontes de informação por consultores empresariais:um estudo junto ao mercado de consultoria de Belo Horizonte.Perspectivas em Ciência da Informação,Belo Horizonte,v.13,n.1,p.95-111,2008. MAFRA PEREIRA,F.C.Fontes de Informação para Negócios:análise sobre frequência, relevância e confiabilidade, baseada em estudo empírico com empresários e gestores organizacionais.Perspectivas em Ciência da Informação,Belo Horizonte,v.21,n.2,p.100-119,abr./jun., 2016. WILSON, T.D.Human Information Behavior. Information Science Research,Special Issue,v.3, n.2,p.49-55, 2000.