Resumo

Título do Artigo

ADOÇÃO DE INOVAÇÃO: INTERNET DAS COISAS PARA MELHORIA DE DESEMPENHO DE SUSTENTABILIDADE NA KLABIN
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Palavras Chave

Adoção de inovação
Papel e celulose
Sustentabilidade

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - MIRIAM CHRISTI MIDORI OISHI NEMOTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - EPPEN
2 - Gabriel Zago Vieira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios
3 - Luis Hernan Contreras Pinochet
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Departamento de Administração

Reumo

As soluções ecologicamente corretas aumentarão a competitividade e potenciarão as empresas a se transformarem. Nesse cenário surge a ecoinovação, que se remete a todos as formas de inovação, tecnológicas ou não, que criam oportunidades de negócio e, ao mesmo tempo, beneficiam o ambiente (Maçaneiro & Cunha, 2015).Em tal contexto, a Internet das Coisas ou Internet of Things (Internet das Coisas) emerge como instrumento capaz de relacionar assuntos do ambiente à troca de informações por meio da tecnologia móvel, envolvendo a colaboração e integração no ambiente pelo meio digital (Paes, 2014).
Sendo assim, o presente estudo tem como norte a seguinte pergunta investigadora: como a adoção de inovação tecnológica pode auxiliar na melhoria do desempenho de sustentabilidade na empresa Klabin S.A. de papel e celulose?A pesquisa também se desdobra nos seguintes objetivos específicos: (I) identificar os fatores que influenciam a empresa a adotar inovações; (II) identificar como a tecnologia baseada na Internet das Coisas pode auxiliar ações mais sustentáveis na empresa e (III) verificar a importância da inovação tecnológica e o conhecimento sobre a tecnologia da Internet das Coisas.
Inovação é um conceito amplo e de diferentes abordagens, que muitas vezes pode ser confundido com criatividade ou invenção. Não existe uma teoria unificada sobre o tema. Há explicações parciais em diversas áreas do conhecimento: economia, sociologia, estudos organizacionais, tecnologia, política e psicologia, que juntas se complementam. A utilidade de cada teoria dependerá das questões que se deseja particularmente estudar.A ecoinovação está fortemente associada à Internet das Coisas, porque a Internet das Coisas pode ser um instrumento de inovação tecnológica capaz de gerar inovações.
Esta pesquisa é, portanto, quanto à sua abordagem, qualitativa, e quanto ao método, estudo de caso. Por fim, quanto à natureza, exploratória. Para atender o objetivo geral e específicos propostos inicialmente, foi necessário estruturar um instrumento de coleta de dados (questionário) com base na bibliografia, que deu respaldo a entrevistas.As perguntas para a entrevista foram elaboradas com base nos Fatores influenciadores na adoção de inovação nas empresas, Características de inovação nas empresas, e na pesquisa de Nemoto (2009).
Unindo-se, portanto, os esforços da Klabin para se inserir e se manter nos índices de sustentabilidade mais importantes do Brasil e do mundo, à diversificação nas discussões a respeito de inovação e tecnologia, com pautas voltadas para melhorias de sustentabilidade nos processos, não apenas nos produtos, através do uso da tecnologia, a companhia será capaz de agregar altos ganhos competitivos no que diz respeito à inovação.
De maneira geral, resultados da entrevista mostram que: a) a alta administração pouco incentiva tecnologias que promovem a sustentabilidade, b) não há conhecimento por parte dos gestores da Klabin no que diz respeito à atuação dos concorrentes através do uso da Internet das Coisas ou inovações em tecnologias que promovem a sustentabilidade; c) o setor de papel e celulose força as empresas a serem mais reativas, d) a Klabin é uma empresa “fast-follower”, que se posiciona como empresa que rapidamente se adapta a mudanças; e, e) por fim, não foram encontradas altas taxas de inovação.
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