Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOCIAIS RELATIVAS A GÊNERO PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS SIGNATÁRIAS DOS WOMEN'S EMPOWERMENT PRINCIPLES
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Palavras Chave

Women's Empowerment Principles
Informações Sociais sobre Gênero
Diretrizes da Global Reporting Initiative

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA
2 - Marcelle Colares Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC/DC/PPAC
3 - Isadora Maria Aragão Roberto Alves
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4 - Marcos Gabriel Ramos Rodrigues
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Reumo

Tendo em vista a presença feminina em empregos menos propensos a benefícios, é natural que organismos busquem incentivar a equidade de gênero. Destaca-se a iniciativa denominada de Princípios de Empowerment das Mulheres (Women's Empowerment Principles – WEP), desenvolvida pela ONU. Foram analisadas as 99 empresas cujos CEO assinaram a Declaração de Apoio aos WEP e que tenham sede no Brasil, partindo do pressuposto que as empresas signatárias dos WEP têm um elevado nível de divulgação das informações sobre práticas implantadas voltadas para a equidade de gênero.
Diante do exposto e da lacuna observada de estudos acerca da divulgação de práticas de Responsabilidade Social Empresarial relativas a gênero, estabeleceu-se a seguinte questão de pesquisa: Qual o nível de divulgação das práticas relativas a equidade de gênero das empresas brasileiras que aderiram aos WEP? A partir desses princípios e das orientações da ONU, busca-se identificar o nível de divulgação das práticas relativas à equidade de gênero nas empresas brasileiras que aderiram ao WEP, o que caracteriza o objetivo geral do presente trabalho.
Os 7 princípios dos WEP funcionam como um guia para orientar as empresas nas práticas de promoção da igualdade de gênero e de sua divulgação. O princípio 7 trata da divulgação das práticas que asseguram o empowerment feminino e, a partir dele, é possível identificar as rotinas das empresas quanto ao gênero. Com a preocupação de tornar esse processo de divulgação mais objetivo, a ONU elaborou o guia de orientação específico de gênero. Nesse documento é possível perceber o alinhamento dos WEP às diretrizes da GRI, voltadas para a divulgação de indicadores relativos à equidade de gênero.
Buscou-se identificar, nos instrumentos de divulgação usados pelas empresas, as práticas para equidade de gênero, correspondentes aos WEP e cuja divulgação é recomendada nas Diretrizes da GRI. A partir da análise de conteúdo, os dados foram transformados em linguagem numérica (0 - “não divulga”, 1 - “divulga parcialmente” e 2 - “divulga completamente”). Posteriormente, a informação foi analisada por princípios dos WEP, por indicadores relativos a gênero, por setor, por instrumento de divulgação utilizado, por tipo societário, bem como classificar as empresas que divulgaram mais e menos.
O principio com maior divulgação é o que trata das ações para estabelecer uma liderança corporativa de alto nível com igualdade entre gêneros. Por outro lado, o principio voltado para o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de fornecedores e de marketing que fortaleçam as mulheres obteve um menor percentual de divulgação. Os setores com maior divulgação foram o de Serviços Financeiros e de Eletricidade. O instrumento que proporcionou maior divulgação foi o relatório baseado no GRI. As sociedades anônimas foram as que mais divulgaram, sendo o Banco do Brasil a de maior percentual.
As empresas pesquisadas atingiram 7,20 pontos, em média, o que representa um nível de divulgação de aproximadamente 25%. Ressalte-se ainda que somente 37% das empresas apresentaram um nível de divulgação acima da média de 7,20 pontos. A situação observada pode ser considerada preocupante, pois, tendo em vista que as empresas são signatárias dos WEP, esperava-se um elevado nível de divulgação. Apesar disso, não se pode afirmar que as empresas não adotem práticas acerca da equidade de gênero, mas sim, que existem diversas oportunidades de melhoria no tocante à sua divulgação.
CALVERT INVESTMENTS. Calvert Women’s Principles® 10th Anniversary Report: Past, Present, and Future. Maryland, 2014. GLOBAL REPORTING INITIATIVE. G4 Diretrizes para Relato de Sustentabilidade. Amsterdam, 2015. GROSSER, K.; MOON, J. Gender mainstreaming and corporate social responsibility: reporting workplace issues. Journal of Business Ethics, v. 4, n. 62, p. 327–340, 2005b. UN WOMEN AND UN GLOBAL COMPACT. Women’s Empowerment Principles: Reporting on Progress. Equality Means Business. Guidance Document, 2014.