Resumo

Título do Artigo

O RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE E AS FONTES MIDIÁTICAS DESCREVEM A MESMA EMPRESA? O USO DO GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES EM DISCURSOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL POR UMA CIMENTEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gerenciamento de Impressões
Relatório de Sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Camila Cristina Ferreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
2 - Rafael Borim de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - Beatriz de Biasi Della Togna
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Londrina-PR

Reumo

A sustentabilidade tem ganhado notoriedade em contexto organizacional, por isso alguns consumidores têm mudado suas posturas e organizações também. As organizações por sua vez têm buscado mostrar que são sustentáveis por meio da publicação de relatório de sustentabilidade, no entanto tal atitude pode ser apenas um modo de gerenciar a imagem perante seus stakeholders. Assim, este estudo busca identificar se as organizações utilizam o gerenciamento de impressões em seus discursos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
As organizações têm incorporado a sustentabilidade em seus discursos, contudo não é possível saber se de fato as organizações a praticam. Ou se é uma maneira de influenciar positivamente a imagem. Assim, este estudo busca responder: As organizações aplicam gerenciamento de impressões em seus discursos e relatórios relacionados ao desenvolvimento sustentável? Sendo o objetivo identificar se as organizações aplicam gerenciamento de impressões em seus relatórios publicados na GRI e discursos relacionados ao desenvolvimento sustentável.
O referencial teórico do artigo é composto pelos seguintes tópicos de discussão: Gerenciamento de impressões, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade em contexto organizacional e Relatórios de Sustentabilidade e Global Reporting Initiative (GRI). Nos tópicos são apresentados definição dos conceitos, e discussão de como os três conceitos se relacionam. Os temas serão relevantes para construção do presente estudo.
O estudo trata-se uma pesquisa qualitativa e descritiva. Em relação ao procedimento, trata-se de um estudo teórico e documental. Além disso, nesta pesquisa é considerado objeto de estudo, determinada organização que publicou relatório de sustentabilidade na GRI, e tem como foco de negócio atividades que impactam diretamente o meio ambiente. A fim de manter o sigilo da empresa analisada a mesma é chamada de Cimenterie.
A empresa aparenta uma atuação e imagem positiva em práticas ambientais, sociais e econômicas no qual foi descrita nos relatórios de sustentabilidade. Porém, ao investigar outras fontes midiáticas, descobriu-se que nem tudo que a empresa publicou nos relatórios condiz com as políticas e práticas adotadas pela mesma. Exemplo disso, foi ter seu nome envolvido em diversos fatos ilícitos encontrados sobre a empresa e os impactos causados correlacionado às categorias e aspectos das diretrizes da GRI.
Este estudo verificou que a empresa Cimenterie utiliza o gerenciamento de impressões em assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável. Foi possível perceber que as organizações têm buscado mostrar-se sustentáveis, inclusive através da prática de publicar relatórios de sustentabilidade na GRI. Contudo essa prática não as torna sustentáveis, pois muitos fatos disponíveis na mídia mostram uma atuação contrária à relatada, ou seja, manipulam informações, dados e notícias para que tenham sempre uma imagem favorável.
ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 2002 DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 1. Ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2008 GOFFMAN, E. A representação do Eu na vida cotidiana. Tradução de Maria Célia Santos Raposo. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2002 GLOBAL REPORTING INITIATIVE – GRI. G4 Diretrizes para relato de sustentabilidade. Disponível em : https://www.globalreporting.org/resourcelibrary/Brazilian-Portuguese-G4-Part-One.pdf > : Acesso em : 02 de maio de 2017.