Resumo

Título do Artigo

Cultura de inovação: perspectivas da Direção versus perspectivas dos colaboradores
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Palavras Chave

Gestão da Inovação
Cultura de Inovação
Infraestrutura para a inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Andréia Lionço
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Campus de Cascavel
2 - Elizandra da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel/CCSA

Reumo

Uma organização que inova cria valor para seu negócio e obtém vantagens competitivas. Entretanto, para que ela se torne inovadora, além do desejo de inovar, precisa contar com uma infraestrutura organizacional que apoie a inovação, que inclui, além da tecnologia e conhecimento ao interno da organização, de fatores como descentralização da tomada de decisão, flexibilidade e de valores e crenças ao interno da organização que sirvam como incentivo e não empecilho à criatividade e a novas formas de executar as tarefas.
Em empresas de pequeno e médio porte, com gestão familiar, muitas vezes o incentivo à inovação é baixo, devido à incompreensão dos benefícios trazidos pela inovação, à falta de pessoal qualificado para gerir o processo de inovação e à uma cultura organizacional que desestimula a mudança. O objetivo do presente estudo é o de mensurar a cultura de inovação dentro de um grupo organizacional que opera no ramo de confecções através da percepção de seus quadros diretivo e funcional.
Mensuração da cultura de inovação de Dobni (2008),Metáfora da usina hidroelétrica de Suominen, Jussila e Vanharanta (2008), Fases de adoção da inovação de Damanpour (1991)
Pesquisa de natureza descritiva, utilizando o método quantitativo, com a aplicação de uma escala para mensuração da cultura de inovação. Dos 116 questionários distribuídos aos membros da organização em estudo, 86 questionários retornaram e foram utilizados. Empregou-se o cálculo de média e desvio padrão para o alcance do objetivo do estudo. Foram efetuadas comparações entre as percepções da direção e as percepções de todos os colaboradores da empresa e também a comparação entre as percepções da direção e a percepção dos colaboradores divididos por unidade de negócio.
Na comparação geral entre as percepções dos diretores e de todos os colaboradores da empresa, houve uma diferença significativa entre as médias encontradas na maioria dos doze itens pesquisados, exceto em dois itens relacionados à liberdade de escolha do método de trabalho e na delegação da tomada de decisão ao nível hierárquico mais baixo possível, que obtiveram médias muito similares. Já na comparação entre as percepções da direção e dos colaboradores divididos por unidade de negócio, foram verificados resultados muito diferentes entre si.
Os resultados sugerem que os colaboradores da organização, como um todo, sentem a necessidade de melhora na comunicação entre a direção e colaboradores, para que todos entendam com maior clareza qual é papel dentro dos objetivos gerais e também que os incentivos à comunicação entre diferentes setores e ao trabalho em conjunto sejam aumentados.
DAMANPOUR, F. Organizational innovation: a meta-analysis of effects of determinants and moderators. The Academy of Management Journal, v. 34, n. 3, p. 555-590, 1991 DOBNI, C.B. Measuring innovation culture in organizations. European Journal of Innovation Management, v. 11, n. 4, p. 539-559, 2008. SUOMINEN, A.; JUSSILA, J. e VANHARANTA, H. Hydro power plant: metaphor for innovation culture. In AHFE International Conference, Karwowski, W. e Salvendy, G. (editors), 14 a 17 de julho de 2008, Las Vegas, USA, Conference Proceedings.