Resumo

Título do Artigo

CASO DE ENSINO: AGRÍCOLA TIERRA NOVA – ATÉ ONDE INTERNACIONALIZAR?

Palavras Chave

Internacionalização
Empreendedorismo
Estratégia

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Carine Letícia Morandi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Josy Vieira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí

Reumo

Este caso relata a história de López, que de maneira empreendedora construiu sua empresa na área do agronegócio. Desde 2007 a Agrícola Tierra Nova, localizada em Santa Fé no Paraguai, trabalha com a armazenagem e venda de grãos para o mercado interno e iniciando nos anos seguintes as exportações para o Brasil.A questão central do caso está na abertura de uma subsidiária no Brasil, para se estabelecer neste país e assim ganhar vantagens comerciais e logísticas para a Agrícola Tierra Nova iniciar seu processo de expansão internacional com as exportações para os mercados Europeus e Asiáticos.
Com este caso espera-se desenvolver e despertar habilidades nos alunos para a prática de gestão, principalmente relacionada a capacidade empreendedora e a análise de cenários para tomar decisões em nível estratégico. A problematização das decisões possíveis colabora para os alunos incorporarem-se como gestores, no lugar de López, avaliando estrategicamente os ambientes e capacidades empreendedoras, para após a avaliação e discussão, construir argumentos para tomada de decisão entre os cenários apresentados no caso.
A obtenção de dados foi através de entrevista com López às autoras do caso, em janeiro de 2017. O nome da empresa e dos fundadores são fictícios. Parte dos dados disponíveis na análise SWOT são reais, outros foram ajustados e incorporados para ajudar na problematização do caso.
Administração Estratégica, Empreendedorismo, Comércio Exterior e Internacionalização.
BATALHA, M. O.; SILVA, A. L. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições, especificidades e correntes metodológicas. In: BATALHA, M. O. (Coord.) Gestão agroindustrial: GEPAI: Grupo de estudos e pesquisas agroindustriais. 3ª ed, pg 1-60. São Paulo: Atlas, 2007. HEMAIS, C.A. O desafio dos mercados externos: teoria e prática na internacionalização da firma. v. 2. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. McDOUGALL, P.P. OVIATT, B.M. International entrepreneurship: the intersection of two research paths. Academy of Management Journal. v. 43, n. 5, pg. 902-909, 2000.