Resumo

Título do Artigo

A GOVERNAMENTALIDADE FOUCAULTIANA COMO PROPOSTA ANALÍTICA PARA AS REDES INTERORGANIZACIONAIS DE COOPERAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Redes Interorganizacionais
Governança
Governamentalidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - Cristiano Frota de Oliveira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Ana Cristina Batista dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administracão

Reumo

O estudo apresenta uma construção de uma analítica voltada para os Estudos Organizacionais, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault. Reconhecido por sua analítica particular, o filósofo buscou dar sentido para algumas problematizações, contemporâneas ao seu tempo, embasando seu trabalho (FOUCAULT, 2008) numa investigação pormenorizada dos discursos através da história e se utilizando de conhecimentos multidisciplinares.
Uma das problematizações em Foucault foi o problema de governo, que o mesmo cunhou como Governamentalidade, o qual é utilizado neste texto para estudo das redes interorganizacionais de cooperação, construto frequente na nova fase econômica do Séc. XXI, a do capitalismo flexível.
Considerando os Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (APILs), que são compostos por uma multiplicidade de atores participantes e de complexas ações políticas, e sua importância nos estudos sobre redes, o trabalho oportunamente se propõe a identificar uma analítica contemporânea ao campo dos Estudos Organizacionais.
Num contexto eminentemente teórico e exploratório-preliminar, tem-se como diretriz a seguinte questão de pesquisa: Quais os mecanismos de controle/governo que influenciam as relações nas Redes de Cooperação, na contemporaneidade? A metodologia é baseada por análise de conteúdo por vias temáticas, através de dados bibliográficos com enfoque na noção de governamentalidade e suas noções adjacentes.
O resultado do estudo foi a proposição da referida analítica, através da indicação de variáveis e perguntas para composição de um instrumento qualitativo de coleta de dados
Dessa forma, busca-se promover para a área de Estudos Organizacional e Redes entre Empresas uma analítica, na esteira do pós-estruturalismo, para a identificação de mecanismos de controle/governo, isto é, de disciplina e de segurança, que possam explorar e descrever a construção e a manutenção dos laços cooperativos.
FOUCAULT, M. Segurança, território e população. São Paulo: Martins Fontes, 2008.