Resumo

Título do Artigo

REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS NA CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Rigor-relevance gap
Mestrado Profissional
Pesquisa Intervencionista

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Octavio Ribeiro de Mendonça Neto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis do CCSA
2 - Almir Martins Vieira
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - PPGA
3 - José Carlos Tiomatsu Oyadomari
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

Apesar da discussão já datar de mais de uma década, o papel a ser desempenhado dos mestrados profissionais ainda não está, na prática, claramente definido e a sua aceitação pela academia ainda está longe de um consenso. Moura Castro (2005) defende com veemência a criação dos mestrados profissionais argumentando que o mercado empresarial necessita de profissionais, com um nível de preparação que supera a graduação, mas critica a vinculação desses cursos de mestrados profissionais a programas de pós-graduação acadêmicos.
Contribuir para a discussão do papel dos mestrados profissionais na mitigação do rigor-relevance gap, aqui entendido como a falta de sintonia entre a pesquisa acadêmica e as necessidades dos práticos na área de contabilidade e gestão.
Conforme observam Takahashi, Verchai, Montenegro e Rese (2010, p.565), a principal diferença entre o Mestrado Acadêmico (MA) e o Mestrado Profissional (MP) é o produto final. No primeiro caso, espera-se que o curso forme um pesquisador (foco na academia) enquanto que, no segundo, espera-se a formação de um profissional pesquisador (foco no mercado), ficando claro que a pesquisa é considerada relevante em ambos os casos.
Trata-se de ensaio teórico, ou seja, propõe-se reflexão teórico-conceitual sobre determinada temática.
Na proposta de ensaio teórico, discute-se sobre o rigor-relevance gap no cenário da pós-graduação stricto sensu, tomando-se por base três pilares: mestrado profissional; alternativas de pesquisa; resultados práticos da pesquisa.
Aceitação, por parte da academia, da utilização de paradigmas de pesquisas alternativos; constatação de que a pesquisa intervencionista é um método de pesquisa como qualquer outro, capaz de resolver problemas práticos e gerar conhecimento; ampliar o espaço para a divulgação da produção dos mestrados profissionais, incluindo os relatos tecnológicos. Só assim os mestrados profissionais poderão consolidar sua atuação na academia brasileira da área, e contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento social, por meio da criação de tecnologias de contabilidade e gestão.
Moura Castro, C. (2005). A hora do mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG. 2(4), 16-23. Sidor, J. (2015). Debate over rigor and relevance in scientific study of management. Management and Business Administration, 23(2), p. 32-46. Takahashi, A. R. W., Verchai, J. K., Montenegro, L. M., & Rese, N. (2010). Mestrado profissional e mestrado acadêmico em administração: convergências, divergências e desafios aos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa, 11(4), 551-578.