Resumo

Título do Artigo

Mensuração das Práticas de Inovação em Empresas de Base Tecnológica: um estudo multicaso em incubadoras do Sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba utilizando o Radar de Inovação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Radar da Inovação
Empresas de Base Tecnológica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Marcela Naves Costa Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Itajubá
2 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
3 - Luiz Eugênio Veneziani Pasin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - IEPG

Reumo

O presente estudo reconhece a importância da inovação como diferencial estratégico e como condicionante para o sucesso dos negócios e a longevidade no mercado competitivo. No estudo são apresentadas as principais metodologias utilizadas para mensurar a inovação dentro das organizações, dando ênfase ao Radar de Inovação. São apresentados os principais conceitos e definições relacionados a Incubadoras de Empresas, dada a sua interferência decisiva no ambiente de criação de empreendimentos inovadores. A pesquisa é realizada com empresas de base tecnológica incubadas e gestores de incubadoras.
A motivação para o estudo surgiu a partir de uma relação próxima da autora com empresas em fase inicial. Percebeu-se que estas possuem dificuldades para inovar, inclusive as empresas de base tecnológica, que pelo tipo de produtos e serviços deduz-se que seriam inovadoras, o que se torna o problema deste estudo. O objetivo geral é avaliar o grau de inovação das EBTs, a partir do modelo Radar de Inovação. Como objetivos específicos espera-se verificar quais dimensões da inovação são focadas pelas empresas e avaliar como os gestores de incubadoras mensuram a inovação das empresas incubadas.
O principal vetor de desenvolvimento econômico das nações é a inovação. Segundo Garcia (2008) a inovação representa uma das principais formas de manter e ganhar vantagem competitiva nas organizações e em nenhum outro momento da história tantos esforços voltaram-se para estratégias centradas em sua busca. O Radar de Inovação relaciona doze dimensões pelas quais a empresa pode procurar oportunidades para inovar, permitindo a criação de uma abordagem inovadora que a diferencie de seus concorrentes e gere vantagem competitiva e resultados superiores a longo prazo (SAWHNEY; WOLCOTT; ARRONIZ, 2006).
Quanto à sua natureza, a pesquisa classifica-se como pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva. Quanto à forma de abordar o problema, as metodologias qualitativas atendem as necessidades do estudo. Para analisar a competência inovativa de cada organização, os pesquisadores optaram pelo método multicasos. A coleta de dados foi feita por meio de questionário auto-aplicado e entrevista semi-estruturada, de observação não participante. Para análise de dados optou-se por utilizar escala de Likert nos questionários e a análise de conteúdo nas entrevistas.
Foi possível mensurar a competência de inovação das pequenas empresas, ou seja, em quais dimensões elas colocam seus esforços e quais dimensões são ignoradas além de ter sido verificada a aplicabilidade da metodologia Radar de Inovação. Foi possível verificar que as empresas apresentaram nível médio geral de 2,7, que corresponde a presença de inovação incremental em suas atividades. Verificou-se também que as dimensões em que as empresas mais inovam são clientes e presença, ambas com nível médio 3,3, enquanto as dimensões processos e cadeia de fornecimento não estão recebendo a devida atenção.
Em síntese, conclui-se que o Radar da Inovação permite visualizar novas práticas de inovação e estratégias de diferenciação, que farão com que a empresa se destaque de seus concorrentes e gere vantagem competitiva. O objetivo geral do estudo foi atingido por meio da aplicação do questionário. Este estudo irá contribuir com a desmistificação da mensuração de inovação em EBTs e também com a divulgação da importância da inovação para que as empresas mantenham e ganhem vantagem competitiva, diferenciando-se de seus concorrentes.
BACHMANN, D. L.; DESTEFANI, J. H. Metodologia para estimar o grau das inovações nas MPE. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2015. SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R. C; ARRONIZ, I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, p.75-81, 2006. SCHERER, F. O.; CARLOMAGNO, M. S. Gestão da inovação na prática: como aplicar conceitos e ferramentas para alavancar a inovação. São Paulo: Atlas, 2009.