Resumo

Título do Artigo

CRIAR E DISSEMINAR CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE OS OLIVAIS DA REGIÃO DA CAMPANHA GAÚCHA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

gestão do conhecimento
inovação
informação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Luciane da Silva Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais -PPGDTSA
2 - Camila Cabrera Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais- PPGDTSA
3 - Alisson Eduardo Maehler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração
4 - Marcelo Fernandes Pacheco Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPG Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais

Reumo

No meio empresarial tradicionalmente inovar é buscar novas soluções, no entanto, uma nova filosofia que visa aprimoramento de produtos e processos, fez nascer um caminho para a gestão de conhecimento, criando novas técnicas de contato com os clientes e colaboradores e assim satisfazer as necessidades. Segundo Nonaka (1994) com o crescente conhecimento da sociedade, faz-se necessário uma mudança no nosso pensamento sobre inovação de negócios, seja técnica, estratégica ou organizacional, e levanta questões sobre como as organizações processam o conhecimento e o mais importante, como criam.
É relevante e para fins de atualização de informações, uma vez que se tem uma janela de conhecimento e atividades de mais de 20 anos, sobre o objeto de análise, cabe indagar: como o conhecimento de cultivares de oliva é criado e disseminado e tende a se tornar uma alternativa produtiva tornando-se referência na região? Como objetivo geral deste artigo busca compreender e analisar a criação e disseminação da gestão do conhecimento no cultivo de oliveiras na Região, propagando azeites de qualidade para o mercado internacional e concorrendo com grandes marcas.
A criação do conhecimento para Nonaka e Takeushi (1997) se dá de forma espiral, e expandido pela interação social entre o conhecimento explícito e tácito, o primeiro é formal o que facilita a comunicação e o compartilhamento de conhecimentos e o segundo, está baseado em modelos mentais, ou seja, expectativas que não podem ser articuladas facilmente, mas podem ser compartilhadas, conforme descrito por (NASCIMENTO, 2004). Nascimento (2004) no modelo SECI, a combinação e a internalização são os passos mais críticos na criação de novos conhecimentos, e requerem o envolvimento ativo do indivíduo.
Nessa análise utilizou-se uma abordagem teórica do modelo SECI de Nonaka e Takeuchi (1997), como método realizou-se um estudo de caso, através de análise qualitativa, levantamento bibliográfico, fontes secundárias, entrevista com roteiro semiestruturado e perguntas abertas. E realizou-se entrevista com 8 (oito) produtores que compreendem aos seguintes municípios: Caçapava do Sul, Aceguá, Bagé, Candiota, Pedras Altas e Pinheiro Machado e Quarai.
Todos os produtores consideram como uma oportunidade o cultivo, mas ainda necessita de trocas de conhecimento sobre técnicas e conservação de plantio. Alguns, têm a criação de ovinos, que auxiliam na limpeza da área plantada e também acabam comem as folhas das mudas o que seria um ponto fraco na unificação dessas atividades. Dificuldades foram listadas tais como: falta de eficiência e resultados de pesquisa das instituições oficias, inexistência de registros de defensivos agrícolas para o cultivo de oliveiras, acesso ao crédito agrícola, profissionais capacitados, azeites fraudulentos, etc.
A maior parte do conhecimento dos produtores está ligado ao conhecimento tácito e ao solucionar problemas de forma inovadora transformam o esse conhecimento tácito, adquirido ao longo da vida, em explícito, aumentando os níveis de integração entre eles, sendo uma chave para introduzir oportunidades inesperadas.Pode-se verificar que o produtor ao solucionar problemas de forma inovadora transforma conhecimento tácito em explícito e os níveis de integração entre eles é a chave para introduzir oportunidades inesperadas obtendo constante crescimento dessa cultura na região, produzindo com qualidade
NASCIMENTO. J. B. do. Estratégias de criação de conhecimento tecnológico em LCDS na SHARP Japonesa. Pós-doutorando em Administração FEA/USP. Programa de Mestrado em Gestão de Negócios da Universidade Católica de Santos. VII SEMEAD, 2004. Disponível em: Acesso em 11/04/2017. NONAKA, I. A Dynamic Theory of Organizational Knowledge Creation. Organization Science. Tokyo, Japan, p. 14-37. fev. 1994 NONAKA, I., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. RJ. Campus