Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO ENVOLVIMENTO DA EQUIPE PRODUTIVA E DA FREQUÊNCIA DE INTERAÇÃO NO DESEMPENHO OPERACIONAL DE NOVOS PRODUTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desenvolvimento de novos produtos
Desempenho operacional
Equipe produtiva

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - Sheila Patrícia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
2 - Daniele De Lourdes Curto Da Costa Martins
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - campus 1
3 - Luciano Castro de Carvalho
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

As empresas procuram alcançar um desempenho operacional positivo por meio de decisões racionais e uso correto de recursos. Neste sentido, o envolvimento da equipe interna contribui propiciando o compartilhamento do conhecimento, a busca de ideias e o alinhamento dos objetivos da empresa (MARTINS, COSTA NETO, 1998; NEELY; GREGORY; PLATTS, 2005 AYERS; GORDON; SCHOENBACHLER, 2011; FILIERI; ALGUEZAUI, 2016). Além disso, quanto mais enraizados e frequentes forem os laços sociais da equipe produtiva, maior será a qualidade da informação e do conhecimento compartilhado (GRANOVETTER, 1973).
O artigo tem como objetivo verificar a influência do envolvimento da equipe produtiva e da frequência de interação no desempenho operacional de novos produtos. E adicionalmente, verificar também se a frequência de interação (força do laço) modera a relação entre um e outro. Para tanto são apresentadas três hipóteses: H1: O envolvimento interno possui influência sobre o desempenho operacional; H2: A força do laço possui influência sobre o desempenho operacional; e, H3: A força do laço possui influência moderadora entre o envolvimento interno e o desempenho operacional.
Os processos de desenvolvimento de novos produtos compreendem fases que geralmente incluem planejamento, projeto de conceito, design de produto, ensaio e produção (GOPALAKRISHNAN et al, 2015). A integração interna da empresa envolve a integração de dados e sistemas de informação através da utilização de planejamento de recursos empresariais (ZHAO, 2011). Já a força do laço enfatiza a qualidade da informação/conhecimento trocada em relacionamentos próximos (STANKO; BONNER; CALANTONE, 2007). Esses processos podem influenciar no desempenho do produto.
Para atingir o objetivo do estudo utilizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva, por meio de levantamento, com amostragem não probabilística e por conveniência. A população foco do estudo são empresas que possuem um processo produtivo, de qualquer segmento e porte. A amostra da pesquisa foi composta por 86 empresas. A coleta dos dados foi realizada via plataforma online, utilizando um questionário estruturado. Após realizada análise descritiva, foi utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais para testar as relações entre os construtos da pesquisa.
Pode-se observar que o envolvimento interno possui 22,6% de influência sobre o desempenho operacional. Já a Força do laço/frequência de interação, apresentou uma relação de 34,1%. Assim, as Hipóteses 1 e 2 não foram rejeitadas. Porém, enquanto variável moderadora a Força do laço/frequência de interação não apresentou significância no modelo, rejeitando a Hipótese 3.
Conclui-se que existe uma relação positiva entre envolvimento interno e desempenho operacional, o que por sua vez fortalece os aspectos de qualidade, confiabilidade, tempo, flexibilidade e custo. Isto significa que a integração dos setores internos no processo de desenvolvimento de produtos pode impactar no resultado operacional, porém, a frequência da interação, que geram compartilhamento de informações, diminuição de erros e assertividade de tomada de decisões possuem maior influência sobre os resultados.
BADIR, Yuosre F.; O'CONNOR, Gina Colarelli. The Formation of Tie Strength in a Strategic Alliance's First New Product Development Project: The Influence of Project and Partners' Characteristics. Journal of Product Innovation Management, v. 32, n. 1, p. 154-169, 2015. GRANOVETTER, Mark S. The strength of weak ties. American journal of sociology, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, 1973.NEELY, A.; GREGORY, M.; PLATTS, K. Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations & Production Management, Bingley, v. 25, n. 12, p. 1228-1236, 2005.