Resumo

Título do Artigo

A EVOLUÇÃO DA PRÁTICA DA GROUNDED THEORY NA ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO DE 2012 A 2016
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Grounded Theory
Método de Pesquisa em Administração
Práticas em Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Luciana Maines da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
2 - IZABEL REGINA DE SOUZA
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC) - CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
3 - ana paula lemos centeno
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - ppga

Reumo

Além da evolução no campo teórico, a evolução das pesquisas em Administração também deve ser considerada em relação às abordagens metodológicas que os pesquisadores utilizam nesse campo. Sob essa perspectiva, observa-se que diante dos métodos existentes, encontra-se a Grounded Theory (GT), foco do presente estudo. Surgiu há aproximadamente 50 anos e, aos poucos, vem sendo utilizada nas ciências sociais e de forma mais silenciosa na área da Administração.
O foco do presente estudo está em questionar “como vem sendo aplicada GT na Administração?”. A partir deste questionamento, o presente artigo teve como objetivo identificar as justificativas e as aplicações do método GT no campo da Administração, bem como elucidar o posicionamento paradigmático dos pesquisadores no desenvolvimento dos estudos realizados.
A GT é uma metodologia para o desenvolvimento de uma teoria fundamentada em dados sistematicamente colhidos e analisados (STRAUSS & CORBIN, 1994). A proposta clássica prevê que uma teoria fundamentada é aquela que é indutivamente derivada do estudo do fenômeno que a representa. O estudo não começa com uma teoria, mas sim busca prová-la. Para tanto, se começa com uma área de estudo e o que é relevante para essa área é permitido emergir (STRAUSS & CORBIN, 1990).
Seguidos rigorosamente os preceitos do estudo de Jacobus et. at. (2012), os artigos foram selecionados a partir de uma consulta à base de dados Business Source Complete, que integra a plataforma EBSCOhost. Feitas as devidas exclusões, chegou-se a um total de 115 artigos que foram analisados e categorizados nas temáticas da área da Administração.
Foram identificadas 21 temáticas, dentre elas destacam-se marketing, recursos humanos, estratégia e empreendedorismo como as que contaram com mais artigos. No que se refere à abordagem paradigmática, identifica-se que todos os artigos se posicionam sob a orientação da abordagem full conceptual description ou da abordagem construtivista (CHARMAZ , 2008). O que se percebe é a ausência de estudos ancorados sob uma perspectiva positivista, demonstrando que os estudos na área da Administração não tangenciam a abordagem clássica da GT.
Conclui-se que a GT vem ganhando espaço no contexto de um campo conservador da produção de conhecimento científico. O que confirma isso é o aumento de estudos que vem utilizando o método da GT em suas pesquisas. No contexto da ciência da Administração, tal espaço vem demonstrando as variações condicionais que ocorrem no campo, devido às interferências da interdisciplinaridade, que preconizam a produção de conhecimento e inovação nesse ambiente.
CHARMAZ, K. Constructionism and the Grounded Theory Method. Handbook of Constructionist Research, 397-412, 2008. CORBIN, J. M., & STRAUSS, A. Grounded Theory Research: Procedures, Canons, and Evaluative criteria. Qualitative Sociology, 13(1), 3-21, 1990. GLASER, B. G. Constructivist Grounded Theory? Historical Social Research/Historische Sozialforschung. Supplement, 93-105, 2007. JACOBUS, Artur Eugênio, SOUZA, Yeda Swirski de, BITENCOURT, Cláudia Cristina. O que Fazem Afinal os Pesquisadores que Praticam Grounded Theory? XXXVI EnANPAD, Rio de Janeiro, 2012.