Resumo

Título do Artigo

Um Estudo do Impacto do Compartilhamento de Conhecimento Organizacional Sobre a Capacidade Inovativa, Moderado pela Infraestrutura de Tecnologia da Informação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Conhecimento organizacional
Capacidade inovativa
Infraestrutura de tecnologia da informação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Adalberto Ramos Cassia
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
2 - IVANIR COSTA
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial América Latina
3 - Marcos Antonio Gaspar
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento

Reumo

A capacidade das organizações para inovar é decisiva para seu crescimento em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e complexos (FREEMAN & SOETE, 2008). Um dos fatores em evidência no contexto atual relaciona-se ao compartilhamento do conhecimento no ambiente organizacional (CHESBROUGH, 2003; SILVA & DACORSO, 2013; STAL et al., 2014; TEECE, 2014). Tal compartilhamento de conhecimento para fins de inovação pode sofrer impacto da infraestrutura de tecnologia da informação da organização.
As organizações necessitam da inovação para seu desenvolvimento. A capacidade inovativa requer competências para acessar e compartilhar novos conhecimentos. A questão-problema é: a infraestrutura de Tecnologia da Informação influencia o impacto que o compartilhamento do conhecimento exerce sobre a capacidade inovativa? O objetivo desse estudo é investigar a influência da infraestrutura de Tecnologia da Informação na relação entre compartilhamento de conhecimento e capacidade inovativa.
A capacidade inovativa (habilidade da organização para desenvolver novos produtos e processos e absorver inovações tecnológicas em sintonia com o mercado), requer ações para efetivar o compartilhamento do conhecimento, que compreende o conjunto de interações entre organizações objetivando trocar conhecimento, experiências e habilidades (LIN, 2014). Um dos fatores que contribui para tal êxito reside na eficiência da infraestrutura de Tecnologia da Informação construída pela organização (PÉREZ-LÓPEZ & ALEGRE, 2012).
Pesquisa quantitativa, examinando relações diretas (impacto) e indiretas (moderação) entre compartilhamento de conhecimento (variável independente), capacidade inovativa (variável dependente) e infraestrutura de Tecnologia da Informação (variável moderadora). Amostra de 34 casos com uso de técnicas estatísticas de análise multivariada e apoio em três modelos estatísticos. Coleta de dados por meio de questionário estruturado com assertivas delineadas com base em estudos prévios já validados.
As hipóteses de pesquisa são confirmadas com apoio nos modelos estatísticos e testes envolvendo análise fatorial e regressão linear. Verificou-se que o compartilhamento de conhecimento exerce impacto direto sobre a capacidade inovativa e que a infraestrutura de Tecnologia da Informação modera esse impacto. Pesquisas semelhantes apontam convergências em pontos identificados nesse estudo.
O estudo propiciou a identificação de evidências de que o compartilhamento do conhecimento impacta direta, positiva e significativamente na capacidade inovativa e que a infraestrutura de Tecnologia da Informação exerce influência moderadora, positiva e significativa sobre essa relação. Novos estudos, mais aprofundados e contando com amostras maiores e mais diversificadas podem propiciar conhecimentos complementares sobre fatores que melhorem a capacidade das organizações para inovar.
CHIH, W., HUANG, L., & YANG, T. (2016). Prior knowledge, transformative learning and performance. Industrial Management & Data Systems, 116(1), 103-121. LIN, H. (2014). The impact of socialization mechanisms and technological innovation capabilities on partnership quality and supply chain integration. Information Systems E-Business Management, 12, 285-306. PÉREZ-LÓPEZ, S., & ALEGRE, J. (2012). Information technology competency, knowledge processes and firm performance. Industrial Management & Data Systems, 112(4), 644-662.