Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE ADOÇÃO DE MÍDIAS SOCIAIS EM PROJETOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mídias Sociais
Projetos
Intenção de Adoção

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Alex de Souza Santana
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA
3 - Henrique Mello Rodrigues de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O uso de mídias sociais no contexto organizacional pode trazer diversos benefícios. Uma das áreas que pode se beneficiar do uso de mídias sociais é o gerenciamento de projetos, que também tem sua reconhecida importância econômica no âmbito empresarial. O uso destas aplicações pode potencialmente melhorar a eficácia na execução das tarefas dos membros e gestores de projeto, propiciar redução de custos, de tempo em tarefas de rotina e aumento de produtividade. Todavia, pouco se conhece sobre os fatores que podem influenciar a intenção dos profissionais de projetos em adotá-las.
Este estudo tem como objetivo identificar fatores que influenciam a intenção de adoção de mídias sociais em projetos.
Os pilares do estudo são: projetos e gerenciamento de projetos, a tecnologia de informação no contexto do gerenciamento de projetos, as mídias sociais e fundamentalmente, as teorias consolidadas aplicáveis em estudos sobre intenção de adoção de novas tecnologias.
Método quantitativo. Aplicação de survey com membros de equipes e gestores de projetos, envolvendo uma amostra de 171 respondentes de diversos países. A análise envolveu a técnica de modelagem de equação estrutural por meio de PLS.
Os resultados demonstram que os profissionais de projetos conhecem as mídias sociais e confirmou a existente de cinco, dentre alguns fatores, que influenciam a intenção de adoção de mídias sociais em projetos: a expectativa de desempenho percebida pelos usuários, a facilidade de uso percebida, os fatores sociais, a compatibilidade das tarefas e o nível de testabilidade.
A pesquisa contribuiu teoricamente com a validação de um novo modelo conceitual para estudos de intenção de adoção de mídias sociais, além de sugestões práticas para estratégias de adoção de mídias sociais em projetos.
-