Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÕES EM REDE DE PEQUENOS VITIVINICULTORES: COOPERAÇÃO GOVERNO-UNIVERSIDADE-SETOR PRODUTIVO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Modelo Hélice Tripla de Inovação
Redes de Negócios
Pequenos Vitivinicultores.

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Luiz Carlos Terra dos Santos
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianápolis
2 - Celso Augusto Rimoli
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Mestrado em Administração

Reumo

O ambiente cooperativo de redes é caracterizado por relações recíprocas e voluntárias, surgindo a necessidade das MPEs adotarem ações voltadas à diferenciação de seus produtos o que pode ocorrer através da inovação. Assim, esse processo é fator fundamental para a sobrevivência e o progresso das organizações no mercado globalizado, em que a capacidade inovadora das redes determina seu posicionamento. Um modo eficiente de criar ambientes favoráveis à inovação é a cooperação entre três atores principais: governo, universidades e setor produtivo no contexto do Modelo Hélice Tripla.
Problema de pesquisa: Como a cooperação entre os elos da Hélice Tripla influenciaram as inovações presentes na Rede AVA? Objetivo geral: Analisar como as relações entre governo, universidade e pequenos produtores influenciaram as inovações que surgiram na Rede AVA no período de 2003-2016. Objetivos específicos: a) Examinar a cooperação presente entre atores da rede AVA para geração de inovações; b) Conhecer as dinâmicas de cooperação relacionadas à inovação entre governo, universidades e pequenos produtores; e c) Identificar quais as principais categorias de inovação predominam nessa rede.
A fundamentação teórica baseia-se nos Conceitos, estrutura e tipos de redes (CASTELLS, 2001; NOHRIA & ECCLES, 1992); Inovação, conceito e tipologias (MANUAL DE OSLO, 2005) e no Modelo de Hélice Tripla (ETZKIWITZ; LEYDESDORFF, 2000; ETZKOWITZ, 2002, 2009).
Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo qualitativo com abordagem descritiva, a estratégia de pesquisa foi o estudo de caso único e na coleta de dados foram utilizadas três técnicas específicas: entrevistas semiestruturadas, pesquisa de observação direta (ou acompanhamento) e pesquisa documental. A análise utilizou como estratégia “Contando com proposições teóricas” e técnica de “Combinação de padrões” (YIN, 2010).
A vitivinicultura do Caxambu começou a se redesenhar no ano 2000 e o Modelo Hélice Tripla influenciou o desenvolvimento econômico regional, melhorando a produção e a comercialização dos vinhos artesanais na região. As evidências mostraram que a hélice universidade, mesmo com menos inovações do que o governo é a mais forte nessa rede. Algumas inovações proporcionadas por ela tem agregado valor aos produtos da Rede AVA. As inovações referidas têm permitido a inserção de formas mais dinâmicas de produção, aumentando a produtividade e a minimização dos custos.
Os resultados encontrados revelaram que a Hélice Tripla presente na Rede AVA, mesmo com alguns obstáculos estão contribuíram para o surgimento de inovações e isso vem favorecendo tanto a própria rede estudada quanto o desenvolvimento regional.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra. In A era da informação: Economia, sociedade e cultura, v.1. 5. ed., 2001. ETZKOWIT, H.; LEYDESDORFF, L. The triple helix-university-industry-government relations: a laboratory for knowledge-based economic development. European Association Study Science and Technology Review, London, v. 14, n. 1, p. 14-19, 1995. MANUAL DE OSLO: Diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação. OCDE Ministério da Ciência e Tecnologia. 3ª. ed., 2005.