Resumo

Título do Artigo

PRECISAMOS FALAR SOBRE CARREIRA: um estudo de caso sobre a estruturação da carreira dos discentes de Administração do DCH-I/UNEB
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Palavras Chave

Administração
Escolha de carreira
Planejamento de carreira

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Lorena dos Santos Pattas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Campus I - Salvador
2 - Tânia Moura Benevides
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB) - DCH-I

Reumo

Por seu caráter que dialoga com várias expertises e a oferta de múltiplas áreas de atuação no mercado de trabalho, os cursos de Administração possuem ampla procura, sendo o curso superior mais ofertado no Brasil em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Além disso, ocupa o segundo lugar no ranking de alunos matriculados (766.859) em 2015, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Com isso, percebe-se que existe uma significativa oferta de profissionais desta área no mercado de trabalho o que o torna competitivo.
Quais fatores influenciam os discentes do curso de Administração do DCH-I/ UNEB em relação a estruturação das suas carreiras? A fim de responder a tal questionamento o trabalho tem por objetivo geral verificar a existência do planejamento de carreira, destacando os fatores que influenciam os discentes do Departamento de Ciências Humanas-I da Universidade do Estada da Bahia (DCH-I/UNEB), do curso de Administração, a optarem pela carreira de Administrador.
Para melhor compreensão da importância do planejamento de carreira, faz-se necessária uma breve exposição do conceito de carreira. Nesse momento, cabe ressaltar que este artigo não tem intenção de levar em consideração a perspectiva empresarial de carreira e sim, analisá-la sob a ótica individual que engloba o entendimento e a avaliação da experiência profissional por parte do indivíduo. Ou seja, aborda a carreira interna que é vinculada à maneira com a qual o indivíduo planeja e avalia seu desempenho profissional e a importância que confere à sua carreira, bem como, estes estruturam a mesma.
Em relação ao percurso metodológico, esse trabalho partiu de uma revisão de literatura e pesquisa documental para a definição das categorias de análise, que foram: Administração enquanto escolha de carreira, carreira e planejamento de carreira. Adotou-se para análise e estruturação do estudo a abordagem qualitativa e para o levantamento de dados primários, na fase de pesquisa de campo, um questionário com questões abertas e fechadas como instrumento de coleta de dados. Os dados coletados foram tabulados pelo Sphinx 2000 e, posteriormente, analisados à luz da análise de conteúdo.
Os resultados apontam que na sua maioria os respondentes não realizam planejamento de carreira, embora reconheçam a importância de tal planejamento.
Os objetivos da pesquisa foram alcançados. Com isso, pôde-se avaliar a percepção dos discentes em relação planejamento de carreira, verificou-se que a maioria dos discentes não realiza ou realizaram um planejamento de carreira estruturado. Além disso, afirmaram não conhecer nenhuma ferramenta ou técnica de planejamento de carreira. Em relação às etapas do planejamento de carreira, os discentes conhecem consideravelmente as etapas: autoconhecimento, busca pelo conhecimento de mercado, definição de objetivos e de estratégias para alcançá-los.
AKTOUF, O. Ensino de Administração: por uma Pedagogia para a Mudança. Revista Organizações e Sociedade. v.12, n. 35, outubro/dezembro, 2005. BENDASSOLLI, P. F. Recomposição da relação sujeito-trabalho nos modelos emergentes de carreira. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.49, n.4, p. 387-400 out./dez. 2009. BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais de Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Resolução n.4, de 13 de julho de 2005. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de julho de 2005, Seção 1, p.26.