Resumo

Título do Artigo

A Interface entre os Aspectos Afetivos com os Aspectos Cognitivos no Campo do Empreendedorismo: Um Estudo em Evolução
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Palavras Chave

Aspectos Cognitivos
Sentimentos Afetivos
Bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Ana Luisa Dal Belo Carneiro Leão
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Doutoranda de Administração
2 - VÂNIA MARIA JORGE NASSIF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Administração

Reumo

A relação entre a emoção e a cognição vem sendo abordada em várias áreas do saber, especialmente na Neurociência, Psicologia Cognitiva e Ciências da Saúde. Essa relação acontece a partir de uma interação afetiva proveniente de uma experiência emocional que influencia a cognição. A cognição regula as emoções por meio de centros presentes no córtex pré-frontal (LeDoux, 1996). A sua importância na área de negócios e empreendedorismo decorre do fato de que, por meio do afeto, é possível observar que as informações podem influenciar no processo decisório (Forgas, 1995; Zajonc, 2000)
Verificou-se que até o momento não foram identificadas análises bibliométricas de citações e cocitações sobre aspectos cognitivos e afetivos, tampouco as correlações entre as referências mais usados neste campo de pesquisa. O propósito deste estudo é o de nortear o desenvolvimento das pesquisas empíricas sobre os aspectos cognitivos e afetivos na área das ciências sociais, especialmente no campo do empreendedorismo.
O conceito de estados afetivos envolve a compreensão da emoção, humor e afeto. As emoções são disposições ou estados de prontidão que ajudam as pessoas e organismos a interagirem com o ambiente (Lang, 1995). Elas são vistas como paixões que vêm e vão, mais ou menos por conta própria (Solomon, 1976), podendo abarcar um conjunto de reações corporais, automáticas e inconscientes, face a determinados estímulos provenientes do meio onde estamos inseridos (Damásio, 1994). As emoções também levam em consideração os processos cognitivos como um todo.
O presente artigo é resultado de um estudo bibliométrico cujo o propósito é o de apresentar índices de produção e de disseminação do conhecimento científico em uma determinada área (Araujo, 2006). As análises bibliométricas permitem, aos pesquisadores, identificar quais os temas já foram tratados sobre determinado assunto, seus respectivos campos do conhecimento, as inconsistências teóricas nos estudos já tratados e as lacunas ainda não exploradas (Cooper e Lindsay (1998). Trata-se de um método que faz uso de técnicas estatísticas envolvendo correlações, regressões e análises fatoriais.
Os resultados evidenciam um crescente aumento de interesse em relação aos estudos envolvendo a interface entre os aspectos afetivos e os aspectos cognitivos, em oito grandes áreas do saber e as dez dimensões/fatores que podem nortear os estudos no campo do empreendedorismo. Ficou demonstrado ainda que estes aspectos relacionados ao empreendedorismo ainda se encontram incipientes na literatura, sendo mais expressivos nas áreas da Neurociência, Psicologia Cognitiva e Ciências da Saúde.
Foram apresentadas evidências do crescente aumento de interesse em relação aos estudos envolvendo a interface entre os aspectos cognitivos e afetivos, em várias áreas do saber, evidenciando dez dimensões que podem nortear os estudos na área. Estudos e pesquisas associando dos respectivos fenômenos na área de empreendedorismo se mostraram incipientes, no entanto, relevantes. O empreendedor visto como agente social e ator do desenvolvimento econômico, dotado de emoções e cognições, reforça a importância de aprofundamento destes constructos no campo do empreendedorismo.
Forgas, J. P. (1995). Mood and judgment: the affect infusion model (AIM). Psychological Bulletin, 117(1), 39. Lang, P. (1995). The emotion probe: Studies of motivation and attention. American Psychologist, 50, 372–385. LeDoux, J. E. (1996). The Emotional Brain: The Mysterious Underpinnings of Emotional Life. New York, Simon&Schuster. Lottridge, D., Chignell, M., & Jovicic, A. (2011). Affective interaction understanding, evaluating, and designing for human emotion. Reviews of Human Factors and Ergonomics, 7(1), 197-217.