Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DE POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA STARTUP DE CARPOOLING DO DISTRITO FEDERAL
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Palavras Chave

Programas de incentivo
Inovação
Startup

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - FRANCISCO WALDNEY MOREIRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - ISABELA MIRANDA MARTINS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - face
3 - BRUNO ALENCAR PEREIRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGADM
4 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

Em um contexto de crescente aumento da competitividade, as empresas startups surgem como uma alternativa inovadora às empresas já estabelecidas no mercado. Tendo em vista a busca por um modelo de negócio viável com crescimento em escala, o desenvolvimento das startups demanda considerável nível de apoio e investimento, que são usualmente realizados por organizações do setor público ou por meio de parcerias público-privadas.
As políticas e programas de incentivo à inovação nem sempre oferecem o auxílio necessário ao progresso de empresas em estágio de desenvolvimento. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar as contribuições das políticas de apoio e incentivo para a consolidação e desenvolvimento de uma startup no mercado, segundo a avaliação de gestores do empreendimento apoiado.
O estudo fundamentou-se nos conceitos de Ries (2011) e Blank (2012) e nos fatores de suporte ao desenvolvimento de startups propostos por Ramaciotti, Muscio e Rizzo (2017), sendo eles o incentivo financeiro, a mentoria e o apoio à inserção mercadológica. Além disso, foram considerados na revisão de literatura os fatores universais para o desenvolvimento e performance de uma startup apresentados por Song, Podoynitsyna, Bij e Halman (2008), bem como os fatores que afetam o sucesso de uma startup propostos por Kasabov (2015).
Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, realizada por meio de estudo de caso, em que foram entrevistados 3 gestores de uma startup de carpooling do Distrito Federal. A análise de conteúdo foi realizada com base nos fatores que constituem o processo de desenvolvimento de uma startup apresentados por Audretsch, Heger e Veith (2014), Kasabov (2015), Song, Podoynitsyna, Bij e Halman (2008) e Ramaciotti, Muscio e Rizzo (2017).
Os resultados encontrados demonstram que os programas de incentivo à inovação, na forma de investimento, mentoria e apoio à inserção mercadológica, desempenharam um papel essencial no processo de desenvolvimento da startup Carona Phone. Dentre as limitações dos programas, destacam-se as restrições à aplicação de recursos financeiros, a abordagem tangencial nas disciplinas de marketing e legislação do setor de transporte colaborativo e o reduzido apoio e mentoria para a proteção da marca e acesso aos mercados internacionais.
Os programas de incentivo à inovação, apesar de apresentarem limitações, são essenciais ao desenvolvimento de startups. Nesse sentido, o estudo contribui com a identificação e análise de atributos, qualidades, limitações e particularidades que decorrem do processo de apoio à startup, segundo a percepção de gestores, visando a gerar subsídios para a melhoria dos programas de incentivo à inovação.
BLANK, S. The startup owner's manual: The step-by-step guide for building a great company. BookBaby, 2012. DORUK, O. T.; SÖYLEMEZOĞLU, E. The Constraints of Innovation in Developing Countries: Too Many Barriers to Start ups?. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 150, p. 944-949, 2014. KASABOV, E. Startup Difficulties in Early‐Stage Peripheral Clusters: The Case of IT in an Emerging Economy. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 39, n. 4, p. 727-761, 2015.