Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS VAREJISTA: um estudo de múltiplos casos com empresários MPEs de São Paulo
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Varejo
Inovação
gestão da inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Izabela Pelizaro de Araújo
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa norte
2 - Luciene Braz Ferreira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
3 - Erika de Farias Lisboa
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte
4 - Marcelo Gagliardi
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA (UNICEUB) - Asa Norte

Reumo

O setor varejista do Brasil tem ganhado espaço no mercado, o que automaticamente contribuiu significativamente para o crescimento da economia do país e geração de empregos. A globalização econômica e em outros setores fez com que a atividade de varejo se sobressaísse por meio de crescentes avanços dos diferentes ramos do setor varejista.Baseado neste contexto, é importante apontar que o varejo em São Paulo passou a ser um exemplo na área de inovação, por este motivo a cidade tem sentido uma forte e crescente recepção de investidores.
Problema: de que forma ocorre a gestão da inovação em empresas varejistas na visão de seus gestores?” Objetivo Geral: analisar como ocorre a Gestão da Inovação em quatro empresas varejistas de diferentes ramos do Estado de São Paulo. Objetivos Específicos: identificar as inovações atuais das empresas; descrever as inovações implementadas; avaliar as especificidades da gestão da inovação e analisar como os gestores percebem o desenvolvimento de inovação na empresa.
Para a fundamentação teórica foram abordados os conceitos dos principais temas relacionados a gestão da inovação: conceitos fundamentais de inovação, os tipos, suas características e seus processos. O conceito de varejo, classificação e sua relação com a inovação.
Optou-se pela pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo, o estudo de múltiplos casos com foco ex-post-facto. Foi utilizado o roteiro de entrevista semiestruturado em profundidade. foram escolhidas quatro empresas de varejo de ramos diferentes (panificação, farmacêutica, semijóias e moda), todas localizadas em São Paulo. Os sujeitos de pesquisa foram seis empresários (proprietários). Dois da panificadora, dois da loja de semijóias, um da farmácia e um do vestuário. O roteiro foi baseado na PINTEC de 2014 com tratamento dos dados da pesquisa foi a partir da análise de conteúdo.
A Panificadora teve 4 inovações, sendo elas à criação de tortas, a criação da linha de lacticínios, área de atendimento ao cliente e produção de vários produtos com marca própria. A empresa de semijóias teve como inovações o lançamento de duas coleções internacionais e a estruturação de um site. A farmácia desenvolveu laboratórios e equipamentos modernos em uma indústria de cosméticos, utilização de um aplicativo da gestão especifica da farmácia para atender com mais rapidez o cliente. E a loja de calçados a inovação foi baseada no design e na estética dos produtos e um aplicativo.
Conforme analisado pelo estudo realizado, nota-se aspectos significativos em relação as iniciativas de inovação no varejo brasileiro. Percebeu-se que a inovação em produto é predominante para as empresas pesquisadas. Como limitações da pesquisa cita-se que as entrevistas foram realizadas com poucos empresários, apresentando uma visão restrita das inovações das organizações pesquisadas. Sugere-se, a partir desta limitação, que outras pesquisas sejam elaboradas de forma quantitativa ou em empresa em rede com mais representantes.
BOTELHO, D.; GUISSONI, L. Varejo, competitividade e inovação. Revista de Administração de empresas, São Paulo, v. 56, n. 6, p. 596-599, nov./dez. 2016. DAWSON, J. A. Future patterns of retailing in Scotland. Edinburgh: Central Research Unit Scottish Executive, 2000. GALLOUJ, Camal. Innover dans la grande distribution. Bruxelas: De Boeck & Larcier, 2007. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing innovation, integration technological, market and organizational change. West Sussex: John Wiley e Sons, 2009.