Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E O DESEMPENHO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Responsabilidade socioambiental
Desempenho econômico
Pequenas e médias empresas

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
2 - FRANCISCA JULIANA DE ANDRADE ARAÚJO
-
3 - MÁRCIA MARTINS MENDES DE LUCA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - Alessandra Carvalho de Vasconcelos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

A busca pela sobrevivência no mercado impulsiona as empresas a procurar atender às pressões de seus diversos públicos de interesse. Além de cumprirem medidas legais específicas, as empresas procuram se ajustar às tendências do mercado e às exigências da sociedade. A fim de satisfazer as demandas de seus públicos, as empresas têm demonstrado uma crescente preocupação em evidenciar práticas que as tornem reconhecidas como social e ambientalmente responsáveis. No Brasil, são escassos estudos sobre responsabilidade socioambiental versus desempenho econômico em empresas de pequeno e médio porte.
Qual associação ocorre entre as práticas de responsabilidade socioambiental e o desempenho econômico em pequenas e médias empresas brasileiras? Este estudo tem como objetivo geral analisar a associação entre as práticas de responsabilidade socioambiental e o desempenho econômico em pequenas e médias empresas brasileiras. Objetivos específicos são: (i) caracterizar as empresas da amostra quanto ao setor de atuação e à região geográfica; e (ii) investigar se há diferenças entre o desempenho do grupo das empresas que mais evidenciam as práticas de responsabilidade socioambiental e o das demais.
No Brasil, os estudos sobre responsabilidade socioambiental versus desempenho econômico se concentram na análise de empresas de grande porte (ARAÚJO; COHEN; SILVA, 2014; BORBA, 2005; DANTAS et al., 2016; GOMES; TORTATO, 2011). Os resultados são divergentes e sugerem que o tema ainda pode ser considerado um vasto campo para pesquisas. No contexto das pequenas e médias empresas, tem-se a seguinte hipótese: as empresas que evidenciam mais práticas de responsabilidade socioambiental obtêm desempenho maior que o das empresas que evidenciam menos práticas de responsabilidade socioambiental.
A população da pesquisa reúne as 100 empresas listadas na 11ª edição da pesquisa “As PMEs que mais crescem no Brasil”, realizada pela Deloitte e publicada pela revista Exame, em 2016. Os dados econômicos foram coletados no relatório da Deloitte e as práticas de responsabilidade socioambiental, categorizadas pelas dimensões social e ambiental da GRI, foram coletadas nos websites das empresas. Foram aplicadas técnicas de análise estatística dos dados, como estatística descritiva, inferencial e Análise de Correspondência.
O resultado revela que as empresas têm demonstrado maior preocupação em evidenciar as práticas de responsabilidade social. Além disso, verifica-se uma associação entre as empresas que mais destacam as práticas de responsabilidade socioambiental em seus websites institucionais, em seus principais direcionadores e do planejamento estratégico, e um alto e médio-alto desempenho econômico; e também que as empresas que evidenciam em seus websites algum tipo de premiação relacionada às práticas de responsabilidade socioambiental apresentam desempenho econômico superior ao das demais.
A contribuição empírica permitiu suprir a lacuna da literatura referente às pesquisas sobre responsabilidade socioambiental e desempenho econômico em pequenas e médias empresas. As empresas têm demonstrado interesse em evidenciar práticas que as tornem consideradas como empresas social e ambientalmente responsáveis, sobretudo em relação à divulgação das premiações relacionadas à responsabilidade socioambiental. Dentre outras, sugerem-se pesquisas de natureza qualitativa com os gestores das empresas da amostra, a fim de se analisar práticas efetivas de responsabilidade socioambiental.
ARAÚJO, G. A.; COHEN, M.; SILVA, J. F. Avaliação do efeito das estratégias de gestão ambiental sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, v. 3, n. 2, p. 16, 2014. DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: concepts, evidence, and implications. Academy of Management Review, v. 20, n. 1, p. 65-91, 1995. GOMES, F. P.; TORTATO, U. U. Adoção de práticas de sustentabilidade como vantagem competitiva: evidências empíricas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 5, n. 2, p. 33-49, 2011.