Resumo

Título do Artigo

PROPENSÃO AO EMPREENDEDORISMO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA À LUZ DAS COCITAÇÕES
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Palavras Chave

Produção científica.
Propensão ao empreendedorismo
Cocitações

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Loreni Maria dos Santos Braum
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Marechal Cândido Rondon
2 - VÂNIA MARIA JORGE NASSIF
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Administração

Reumo

Compreender os fatores humanos que promovem o empreendedorismo de sucesso é um tema relevante para pesquisas científicas (Johnson, Freeman & Staudenmaier, 2015). No entanto, embora sejam identificadas diversas pesquisas tratando das características psicológicas dos empreendedores, tais como: necessidade de realização e o locus de controle interno - propensão para correr riscos (Brockhaus, 1982), visão, desejo pela independência, paixão e ação (Shane et al., 2003; Shane e Venkataraman, 2000), criatividade, inovação e, a assunção de riscos (Stewart & Roth, 2001; Moroz & Hindle, 2012), ainda são
Diante desta constatação surge o seguinte questionamento: Como está estruturada a produção científica que fornece o embasamento teórico para estudos sobre a propensão ao empreendedorismo? Buscando responder esta questão, o presente estudo teve por objetivo identificar a estrutura da produção científica que fornece a base teórica para estudos sobre a propensão ao empreendedorismo buscando demostrar a similaridade de conteúdo e a interlocução destas produções no processo de geração de novos conhecimentos. A propensão ao empreendedorismo pode ser definida como sendo “a predisposição favorável de
O empreendedorismo pode ser visto como um processo de inovação independente no qual um empreendedor, buscando criar algo novo, combina características pessoais como alta motivação e capacidade de visualizar novas oportunidades com a disposição para ser criativo e correr riscos, mesmo diante de incertezas e mudanças frequentes na economia (Stewart, Watson, Carland & Carland, 1999). Os economistas trouxeram avanços significativos para os estudos sobre o tema, no entanto, diversos questionamentos dos comportamentos dos indivíduos empreendedores não foram considerados. McClelland (1961) foi um dos
A seleção dos artigos foi realizada em duas buscas em bases de dados, nos sites Web of Knowledge e Scopus, com as palavras chave “((Entrepreneurial or Entrepreneurship) and (Propensity)). Optou-se pela base do Scopus por apresentar maior número de publicações (367 publicações), sendo estas o objeto desta análise (análise de cocitação - AC). O Bibexcel foi utilizado na organização dos dados para a análise bibliométrica e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para realizar a AFE. Para a AFE seguiu-se os procedimentos recomendados por Hair et al. (2009). No resultado final da AFE o
Observou-se que 61% das publicações ocorreram a partir de 2010. Para identificar a estrutura da produção científica sobre o tema foram analisadas as cocitações que evidenciam a relação entre dois artigos com base no número de publicações em que eles aparecem citados juntos. A Análise Fatorial Exploratória – AFE, revelou o agruparamento em oito dimensões: empreendedorismo como processo organizacional; características do empreendedor; atitude e comportamento empreendedor; antecedentes da intenção empreendedora; locus de controle e efeitos da cultura no empreendedorismo; processos cognitivos e id
Na análise de cocitação observou-se que as publicações agruparam-se em oito dimensões. A publicação mais citada foi “The Achieving Society” - McClelland (1961), com 113 ocorrências. A contribuição propiciada por este artigo é que nele se demonstra a relevância do tema e reforça a necessidade de continuidade destas investigações, pois é necessário considerar que a presença, a relevância e o papel do empreendedor, dotados de características afetivas e cognitivas distintas de outros agentes, fazem a diferença frente aos negócios. Assim, este artigo abre perspectivas para novos estudos, em outras
Chelariu, C., Brashear, T. G., Osmonbekov, T., & Zait, A. (2008). Entrepreneurial propensity in a transition economy: exploring micro-level and meso-level cultural antecedents. Journal of Business & Industrial Marketing, 23(6), 405-415. Koh, C. H. (1996). Testing hypotheses of entrepreneurial characteristics: A study of Hong Kong MBA students. Journal of Managerial Psychology, 11(3), 12-25. McClelland, D. C. (1961). The achieving society. Princeton, NJ: D. Van Norstrand Company. Inc., 196l. Shapero, A., & Sokol, L. (1982). The social dimensions of entrepreneurship. In Encyclopedia of Entrepren