Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE RENDIMENTO ACADÊMICO E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO NA DISCIPLINA DE ANÁLISE DE CUSTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estilos de Aprendizagem
Rendimento Acadêmico
Ciências Contábes

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Lara Fabiana Morais Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - EDVALDA ARAUJO LEAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
3 - Taís Duarte Silva
-
4 - Janser Moura Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAMAT

Reumo

Os estilos de aprendizagem representam as características comportamentais de um indivíduo, quanto a forma individual de aprender, e desenvolver habilidades, seja pela prática ou estudo (Cerqueira, 2000; Silva, 2006). Alguns estudos foram realizados buscando entender a relação da preferência dos alunos para aprender e o desempenho acadêmico. Para a análise do rendimento acadêmico dos alunos são utilizadas várias formas de avaliações, individuais, em grupo, entre outras, que ocorrem durante o processo de ensino, denominadas avaliações formativas e avaliações somativas (Shaftel & Shaftel, 2007).
As disciplinas relacionadas a temática custos compõem a grade curricular do curso de Ciências Contábeis e apresentam conhecimento fundamental para o exercício profissional, contudo têm apresentado altos níveis de reprovação. Diante disso, busca-se responder a seguinte questão: existe relação entre os estilos de aprendizagem e o rendimento acadêmico de estudantes de contabilidade na disciplina de Análise de Custos? O objetivo geral do estudo é verificar se o estilo de aprendizagem impacta o rendimento acadêmico de graduandos em Ciências Contábeis que cursaram a disciplina de Análise de Custos.
Para identificar as preferências de aprendizagem, os estilos são divididos por dimensões, sendo que em cada uma delas há possibilidade de dois estilos, percepção: sensorial x intuitivo; retenção: visual x verbal; processamento: ativo x reflexivo; e, compreensão: sequencial x global (Felder & Silverman, 1988), tais estilos caracterizam o modo de aprender de cada aluno. De forma similar o sistema avaliativo pode ocorrer de diversas formas, por meio de avaliações formativas, que ocorrem durante o processo de ensino e por avaliações somativas, após o processo (Shaftel & Shaftel, 2007).
A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação de um questionário, constituído de dois blocos de perguntas, um relativo a caracterização dos respondentes e outro referente ao ILS de Felder e Soloman (1991) para identificação do estilo. Identificou-se também o rendimento dos discentes nas atividades desenvolvidas na disciplina de Análise de Custos e o Coeficiente de Rendimento Acadêmico geral. Para tratamento dos dados, além da análise descritiva, utilizou-se o teste de Wilcoxon para verificar se havia diferenças significativas entre os estilos de aprendizagem e as tipologias de avaliação.
Quanto aos estilos de aprendizagem, a amostra possui estilos predominantemente ativo, sensorial, visual e sequencial confirmando outras pesquisas na área contábil. Em relação ao rendimento dos alunos na disciplina de Análise de Custos, notou-se uma média menor para as avaliações formativas comparadas com as somativas. Por meio da análise estatística, com base no teste de Wilcoxon constatou-se os estilos de aprendizagem não apresentaram impactos no rendimento dos alunos nas avaliações formativas, rendimento geral e semestral.
Os resultados do estudo apontaram diferenças significativas apenas na avaliação somativa e estilo sequencial, o que evidencia que apenas esse estilo teve impacto no rendimento das atividades individuais, enquanto nos demais estilos não houve impactos no rendimento dos discentes. Contudo, destaca-se a relevância de conhecer e considerar tais estilos na condução do processo de ensino, com vista a atender as diferentes características dos alunos e buscar melhorias na aprendizagem dos mesmos.
Felder, R. M., & Soloman, B. A. (1991). Index of Learning Styles Questionnaire .North Carolina State University.Recuperado em 7 de julho, 2015 de https://www.engr.ncsu.edu/learningstyles/ilsweb.html Shaftel, J., & Shaftel, T. L. (2007). Educational Assessment and the AACSB. Issues in Accounting Education, 22(2), 215-232. Borges, I. M. T., Santos, A., Abbas, K., Marques, K. C. M., & da Fonseca Tonin, J. M. (2014). Reprovação expressiva na disciplina de contabilidade de custos: quais os possíveis motivos?. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 8(4).