Resumo

Título do Artigo

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE OS TEMAS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E PROCESSO DECISÓRIO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO ENTRE 1971 - 2016
Abrir Arquivo

Palavras Chave

conselho de administração
processo decisório
bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Marcello Marchiano
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

As principais abordagens no estudo sobre CA podem ser sintetizadas em quatro linhas principais; nas relações entre o Chief Executvie Officer (CEO) e o CA; nos papéis que devem ou deveriam ser desempenhados pelos CAs; nas características demográficas dos CAs e sua relação com a performance empresarial e; finalmente, no envolvimento do CA em questões estratégicas. Apesar do foco dos estudos estar centrado nessas quatro linhas, poucas revisões teóricas foram realizadas e não foram localizados outros estudos que pudessem condensar o conhecimento sobre Conselho de Administração.
Apesar dos Conselhos de Administração (CA) serem a entidade máxima para a tomada de decisão empresarial (Adams, Hermalin & Weisbach, 2008) e, portanto, de fundamental importância para o desempenho empresarial e econômico, a dificuldade de acesso aliada a multiplicidade de influências contextuais, tais como, diversos ambientes regulatórios, culturais e uma ampla alternativa de estruturas de propriedade resultaram numa produção cientifica inconclusiva e cheia de lacunas (Ees, Laan & Postma, 2008).
Para que possamos compreender o estado da arte da pesquisa sobre um determinado tema, sua quantificação e identificação são necessárias. A bibliometria é um processo que permite a análise da estrutura intelectual subjacente aos artigos publicados pelos pesquisadores (Ramos-Rodríguez & Ruiz-Navarro, 2004). A inclusão da rede de cocitações, amplia os achados e permite identificar eventuais relacionamentos entre os autores e obras (Tseng et al, 2010).
O método utilizado é o da bibliometria com a análise fatorial exploratória e o escalonamento multidimensional como técnicas complementares, em 271 artigos identificados. Os resultados mostraram que houve um crescimento dos trabalhos a partir de 2004. Fama & Jensen, Jensen & Meckling, e; Forbes & Milliken os pesquisadores mais citados; a rede de cocitação apresenta alguma centralidade em torno dos autores mais citados.
Quatro linhas de pesquisa foram identificadas; questões demográficas do conselho; relação entre o conselho e o principal executivo; estratégia e funcionamento dos conselhos e; papeis dos conselhos. Conclui-se através dos estudos que os temas conselho de administração e processo decisório estão alicerçados no conceito de segregação entre propriedade e gestão e seus desdobramentos e questionamentos. Os estudos, primordialmente, podem ser segregados em duas dimensões; a Estrutura e os Papéis do Conselho de Administração.
Como resultado, oferecemos uma estrutura intelectual para a compreensão do conhecimento sobre conselhos de administração e processo decisório, inicialmente foram gerados quatro fatores que puderam ser agrupados, após a leitura dos artigos, em dois grupos principais, a estrutura do conselho e o processo decisório.
Adams, R. B., & Ferreira, D. (2007). A theory of friendly boards. The Journal of Finance, 62(1), 217-250. Adams, R. B., & Ferreira, D. (2009). Women in the boardroom and their impact on governance and performance. Journal of financial economics, 94(2), 291-309. Adams, R. B., & Funk, P. (2012). Beyond the glass ceiling: Does gender matter? Management Science, 58(2), 219-235. Adams, R. B., Licht, A. N., & Sagiv, L. (2011). Shareholders and stakeholders: How do directors decide? Strategic Management Journal, 32(12), 1331-1355.