Resumo

Título do Artigo

INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indissociabilidade
Tripé
Bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Ana Célia Bohn
Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul (Católica em Jaraguá ) - Jaraguá do Sul
2 - Maria José Carvalho de Souza Domingues
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Cinara Gambirage
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau SC

Reumo

O enraizamento do princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão foi considerado um desafio por Gonçalves (2015). Esse princípio foi reiterado no Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras (FORPROEX) como um dos cinco princípios da Extensão Universitária, compreendeu ainda, em nível de indissociabilidade a interação dialógica, interdisciplinaridade; interprofissionalidade; impacto na formação do estudante e; impacto e transformação social (DA SILVA, 2013; GONÇALVES, 2015).
Este estudo versa sobre a análise da presença e respectivas contribuições na literatura científica nacional sobre o tema “indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.De caráter bibliométrico, como tema pesquisado utilizou-se de “Gestão do Ensino, da Pesquisa e da Extensão”, com as palavras-chave “indissociabilidade”, “Tripé”, “Ensino, pesquisa e extensão”. O objetivo deste artigo científico foi analisar a presença e contribuições na literatura científica nacional sobre o tema “indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.
As universidades possuem características múltiplas indissociáveis, como atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo consideradas, no Brasil, como instituições multidisciplinares na formação profissional de nível superior (DOS REIS, et al., 2014). Conforme Gonçalves (2015) o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão não pode ser pensado de forma isolada, pois decorre de discussões acerca da consolidação de determinado projeto de Universidade, cuja formação e produção de conhecimento dialogassem de forma mais ativa e dialógica com os demais segmentos da sociedade.
Pesquisa exploratória enquanto natureza e; qualitativa enquanto abordagem do problema. Para consubstanciar o construto teórico, o estudo foi do tipo bibliométrico e exploratório, e contou com as seguintes bases de dados eletrônicas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD-IBICT); no Encontro Nacional da Anpad (EnAnpad), nos Seminários em Administração (SemeAd) e no Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária (CIGU), foram selecionadas as publicações ocorridas entre os anos de 2012 à 2016, no período entre os meses de março de 2017 à junho de 2017.
Além dos trabalhos destacados na busca sistemática da bibliometria, referente às bases assinaladas no capítulo de metodologia, há uma breve discussão das acepções dos respectivos autores que contribuíram para o tema “Indissociabilidade da Pesquisa, do Ensino e da Extensão”, entre os anos de 2012 à 2016, no contexto das Universidades Brasileiras. Percebeu-se, a partir do CIGU que o leque de discussão tomou amplitude e ganhou robustez, o que se infere à proposta de que o Brasil necessita rever as questões inerentes ao tripé e sua sustentabilidade no âmago da gestão de universidades.
O caminho do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pressupõe uma reflexão acerca da universidade que o envolve com uma proposição filosófica, política, pedagógica e metodológica para a formação e o conhecimento desenvolvidos na e pela Universidade (GONÇALVES, 2015; SILVA, 2013) e é nesse sentido que este construto colabora com o tema, mostrando no que se evoluiu para essa reflexão.
BALDRIDGE, J. V. Organizational Characteristics of Colleges and Universities. In J.V. Balridge & Deal, T. (Eds.). The dynamics of organizational change in education. Berkeley: McCutchan, 1983, p. 38-59. BARBOSA, C. A.; MAGALHÃES, T. K. S. B.; TORREÃO, P. A.; VÉRAS, R. M. Extensão universitária e permanecer-SUS: um diálogo necessário. In: XIV Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul – CIGU, Florianópolis – SC, 14, Anais... Florianópolis: CIGU, 2014. MILLET, J. D. The academic community. New York: McGraw-Hill, 1962.