Resumo

Título do Artigo

“O QUE PASSOU, PASSOU?”: aspectos éticos em pesquisas com eventos pregressos.
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Palavras Chave

Pesquisa Qualitativa
Eventos Pregressos
Aspectos éticos em pesquisas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Mariana Ramos de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
2 - Ariana Marchezi de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
3 - Leonardo Quintas Rocha
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória-ES
4 - Jéssica da Cruz Batista
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória

Reumo

A pesquisa científica demanda cuidados éticos que devem ser elucidados constantemente no meio acadêmico. É relevante destacar, por exemplo, que o fato de vivenciar ocasiões no cotidiano empresarial não confere aos pesquisadores autoridade para coletar dados e realizar pesquisas acadêmicas sem o conhecimento prévio ou a devida autorização dos pesquisados. Nesse sentido, ao realizar pesquisas que envolvam situações pregressas, é fundamental que o pesquisador assuma postura ética e tenha o embasamento necessário para desenvolver o tema com o devido rigor ético e acadêmico.
Neste ensaio teórico almeja-se discutir a seguinte problemática de pesquisa: como exercer o papel de pesquisador com princípios éticos ao lidar com eventos pregressos? Para tanto, objetiva-se apresentar uma visão geral acerca de características, possibilidades e limitações da utilização de narrativas na investigação social, além de discutir aspectos éticos relacionados a esse tipo de coleta de dados.
Os fundamentos teóricos deste estudo contemplam embasamentos sobre a utilização de narrativas na pesquisa social e aspectos éticos relacionados às pesquisas qualitativas e às entrevistas narrativas. Ademais considerações são evidenciadas com o intuito de incitar reflexões sobre a postura ética dos pesquisadores em trabalhos acadêmicos.
Com o intuito de melhor compreender os dilemas éticos enfrentados por um pesquisador diante de ocorrências pregressas, o artigo foi delineado como um ensaio teórico. Destaca-se que ensaios teóricos diferem-se do método tradicional da ciência, uma vez que a orientação não se fundamenta na busca de afirmações ou respostas verdadeiras, mas sim nas perguntas que orientam os leitores para profundas reflexões.
Ao utilizar entrevistas narrativas, o pesquisador deve priorizar a interpretação de papéis durante o processo e as entrevistas de ensaio, sendo muitos os desafios a serem enfrentados. O “contar uma história” é uma importante técnica para gerar novas histórias, em que laços entre a linguagem e a vida, e a mútua implicação entre narração e experiência, são evidenciados. Em qualquer técnica de coleta de dados, aspectos devem ser enfocados para alcançar a integridade ética, quais sejam: a qualidade científica; o bem-estar de todos os participantes; e, o respeito à dignidade e aos direitos destes.
O planejamento de uma pesquisa é imprescindível para não ultrapassar limites éticos e para garantir a manutenção da integridade moral dos participantes, sendo que uma pesquisa ética é aquela que antecipa os possíveis problemas éticos. O uso da entrevista narrativa como método de coleta e produção de dados pregressos é uma possível solução para os inúmeros dilemas éticos que podem surgir no processo de investigação científica e que devem suscitar a preocupação da comunidade acadêmica. Por fim, qualificar eticamente as ações dos pesquisadores constitui um avanço necessário na academia.
APPOLINÁRIO (2007); BALDWIN (2015); BARROS; LOPES (2014); BAUNGART (2013); BRUNER (1991); CHASE (2005); CHURCHILL; PETER (2005); COLLIS; HUSSEY (2009); CRESWELL (2003); DENZIN; LINCOLN (2011); FLICK (2002); FLICK (2009); FOUCAULT (1999); FOUCAULT (2002); FOUCAULT (2003); FREITAS (2011); GONZÁLEZ (2002); GONZÁLEZ REY (2002); GUERRIERO; SHMIDT; ZICKER (2008); JOVCHELOVITCH; BAUER (2002); MENDES; BESSA; SILVA (2015); MENEGHETTI (2011); NOREÑA; ALCARAZ-MORENO; ROJAS; REBOLLEDO-MALPICA (2012); PAIVA (2005); RICHARDSON (1999).