Resumo

Título do Artigo

AS RELAÇÕES INTEROGANIZACIONAIS NA INCUBADORA TECNOLÓGICA NATAL CENTRAL – ITNC
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Palavras Chave

Relações Inteorganizacionais
Incubadora
Categorias Motivacionais

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - George Wagner de Paula Gadelha Teixeira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal Central
2 - Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal Central
3 - Ernesto Alexandre Tacconi Neto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus EaD

Reumo

O cenário empresarial cada vez mais competitivo, decorrente de diversos fatores, tal como o avanço tecnológico, tem exigido que as organizações busquem novos modelos de gestão. Nesse contexto, as relações interorganizacionais se apresentam como uma ferramenta organizacional, impulsionada pela ação cooperada, de forma estratégica. Segundo Cropper et al. (2008), essas relações ocorrem entre diversos setores e podem envolver diferentes tipos de organizações, como as públicas e privadas.
Observa-se que a área de pesquisa sobre os relacionamentos interorganizacionais, entre as empresas da iniciativa privada e as incubadoras, possui diversas características que oportunizam várias investigações. E, no atual contexto, esse entendimento é importante para compreender a interação incubadora-empresa. Nesse sentido, surge a seguinte problemática: como se configuram as relações interorganizacionais entre as empresas incubadas na Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC)? Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as relações interorganizacionais existentes na ITNC do IFRN.
As Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica são uma das entidades criadas para oferecer um suporte aos novos negócios, que apresentam em suas práxis procedimentos orientados à inovação tecnológica. Visto que esses novos negócios tendem a possuir uma série de fragilidades que dificultam seus desempenhos em um mercado cada vez mais competitivo. Segundo Oliver (1990), a literatura apresenta uma série de fatores que motivam a criação de uma rede de cooperação. A estudiosa agregou os fatores em seis categorias: Necessidade, Assimetria, Reciprocidade, Eficiência, Estabilidade e Legitimidade.
Este estudo de caso tem objetivo descritivo e exploratório, por tentar descrever e explicar determinadas características de uma população (Gil, 1987). A coleta de dados é feita mediante um questionário estruturado, composto por múltiplas escolhas (Marconi; Lakatos, 2003), de caráter quantitativo, entregue aos gestores de empreendimentos incubados ou já graduados na ITNC. O tratamento dos dados é desenvolvido de duas formas: uma análise descritiva gráfica e um recurso amostral estatístico denominado de Análise de Cluster.
Dentre as categorias analisadas, algumas se destacam, do ponto de vista dos gestores que responderam ao questionário, e podem ser percebidas como o ponto chave para motivar as empresas participarem do processo de incubação, como é o caso das categorias Necessidade, Assimetria e Legitimidade. Quanto aos padrões similares e dissimilares, a Análise de Cluster constatou a presença de dois grupos, um deles com uma percepção mais positiva e o outro com uma visão menos positiva, em relação as categorias analisadas.
Quanto ao perfil do gestor, observou-se que são jovens, do sexo masculino e com empreendimentos formados por sociedade, além de outras características. Quanto a descrição das variáveis, percebeu-se a presença das seis categorias na ITNC. Logo, observou-se que o custo benefício, troca de informações, acesso a novos mercados, aumento de vendas, estabilidade e reputação são fatores motivacionais. Sobre os padrões, percebe-se a existência de dois grupos, um com uma visão mais positiva e outro, menos positiva. O primeiro percebe essas categorias como motivacionais, já o segundo, não.
CROPPER, Steve; EBERS, Mark; HUXHAM, Chris; RING, Peter Smith. Introducing Inter‐organizational Relations. The Oxford handbook of inter-organizational relations, pp. 3-21. Oxford: Oxford University Press, 2008. GIL, Antônio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1. 5 ed. - São Paulo: Atlas 2003. OLIVER, Christine. Determinants of interorganizational relationships: Integration and future directions. Academy of management review, v. 15, n. 2, p. 241-265, 1990.