Resumo

Título do Artigo

As Modificações na Vida dos Mestrandos em Contabilidade: Os Dois Lados de Uma Mesma História
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mestrado em Contabilidade
Pós-Graduação em Contabilidade
Teoria do Capital Humano

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Alison Martins Meurer
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico
2 - Antonio Nadson Mascarenhas Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba - Jardim Botânico
3 - Flaviano Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

Inúmeras modificações ocorrem na vida do aluno após o ingresso em um programa de mestrado. Nesse contexto, essa pesquisa visa dar voz aos mestrandos, ao mostrar a percepção dos estudantes quanto as modificações ocorridas em suas vidas no âmbito social, financeiro e psicológico após o ingresso no mestrado em contabilidade. Para isso foi adotada a abordagem qualitativa. Além disso, esse estudo almeja fomentar a introspecção de ideias para estudos futuros.
Reconhecendo a importância do tema e a partir das oportunidades de pesquisas existentes, têm-se a seguinte inquietação: quais as modificações ocorridas na vida dos alunos do mestrado em contabilidade após o ingresso no programa de pós-graduação? O objetivo geral está na verificação das modificações que ocorreram na vida dos mestrandos após o ingresso no curso de pós-graduação em contabilidade, nos âmbitos social, financeiro e psicológico.
O mestrado auxilia na formação de profissionais com domínio técnico e teórico acerca da área de formação com foco em pesquisa e docência. Borges, Faria e Gil (2007), em uma abordagem teórica, citam alguns fatores que podem influenciar no sucesso ou fracasso do aluno no curso, bem como as modificações que há na vida do acadêmico após o ingresso no programa. Adicionalmente, a Teoria do Capital Humano expõe fatores que influenciam no investimento em educação e capacitação. Diante disso, têm-se a oportunidade de verificar as modificações que acontecem na prática na vida dos mestrandos.
Por meio de uma abordagem qualitativa, foram entrevistados 12 mestrandos de um programa de contabilidade da região sul do Brasil. As entrevistas foram efetuadas a partir de um roteiro semiestruturado. O instrumento foi submetido a validação aparente, de conteúdo e pré-teste. Os entrevistados assinaram um protocolo para permissão de gravação e receberam um protocolo ético dos pesquisadores. As entrevistas foram transcritas e encaminhadas por e-mail aos participantes, para que pudessem validar o conteúdo. As conversas ocorreram pessoalmente e por vídeo conferência.
O mestrado impactou nos aspectos sociais, financeiros e psicológicos. Sendo que para maior parte dos entrevistados, o convívio familiar e com os amigos, além do padrão de vida foram modificados. Nota-se também, que o valor da bolsa restringe de modo significante os gastos dos alunos. De modo adicional, percebe-se a partir dos discursos, que aspectos como ansiedade, sentimento de culpa e pressão são fatores que derivam da rotina intensa dos mestrandos.
Considera-se que esse trabalho tenha dado voz aos mestrandos, de modo a mostrar as modificações que ocorrem na vida daqueles que almejam a titulação de mestre. Espera-se que as discussões expostas auxiliem na gestão dos alunos e seja fonte de consulta para aqueles que desejam ingressar no mestrado. Ademais, esse estudo é reflexo do desenho da pós-graduação existente no país, sendo que os aspectos positivos e negativos evidenciados podem servir de sinalização para os órgãos de fomento redesenhar os programas de mestrados e auxiliar no desenvolvimento de novas políticas de manutenção estudantil.
Borges, T. N., Faria, A. C. de, & Gil, A. de L. (2007). Ensaio Teórico sobre os Fatores Críticos de Sucesso e Pontos de Falha do Processo de Gestão dos Mestrandos em Contabilidade: A Ótica da Metodologia DEQ. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade - REPEC, 1(3), 63-82. Schultz, T. W. (1971). O Capital Humano – Investimentos em Educação e Pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar Editores.