Mensuração.
Geração de valor compartilhado.
Indústria da construção civil
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Estratégia Competitiva Baseada na Organização Industrial
Autores
Nome
1 - Keully Cristynne Aquino Diógenes UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - unifor
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
Reumo
As organizações já perceberam que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social devem ser almejados em conjunto (Porter & Kramer, 2011). Com base nisso, aqueles autores propuseram o modelo Creating Shared Value (CSV), o qual deve ser capaz de elevar os objetivos sociais da organização a um nível mais estratégico. No entanto, advoga-se pela necessidade de criação de indicadores que permitam a quantificação do CSV.
Como mensurar a geração de valor compartilhado na indústria da construção civil
Para geração de valor econômico e social, Porter e Kramer (2011) propõem três níveis: desenvolvimento de novos produtos ou mercados; redefinição da produtividade na cadeia de valor e o desenvolvimento do cluster. Assim, as oportunidades de valor compartilhado vão depender do setor em que a empresa está inserida, da estratégia e dos problemas sociais (Porter et al., 2012).
Esta pesquisa é de natureza descritiva posto que busca relatar como ocorrem certos fenômenos ou como se comportam certas variáveis em determinada situação (Minayo, 2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa.
Infere-se que a redefinição da cadeia de valor representa o principal caminho para a geração de valor compartilhado na construção civil. Tal concentração só reforça a abordagem de que gestão de operações internas aumenta a produtividade e reduz os riscos de uma organização (Abdalla, 2015). Observa-se que as três categorias mais relevantes do modelo são Gestão da qualidade, Redução de custos e Desempenho Financeiro da cadeia de valor, com pesos de 0.0628, 0.0478 e 0.0471, respectivamente.
O IGVC contribui para ampliar o debate em torno do desenvolvimento de ferramentas capazes de realizar um diagnóstico das organizações e apresentar os rumos para que essas organizações possam alavancar a geração de valor compartilhado. O IGVC enfoca as diferentes possibilidades de relações e interações que representam oportunidades de ligação de resultados econômicos a partir de necessidades advindas do setor. Fornece aos gestores a possibilidade de adquirir conhecimento sistemático de vantagem competitiva da organização.
Abdalla, K. G. M. Z. (2015). Dimensões Configuracionais e Valor Compartilhado. Um Estudo em Rede de Padarias Comunitárias. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62-77.
Porter, M. E., Hills, G., Pfitzer, M., Patscheke, S., & Hawkins, E. (2012). Measuring shared value. How to Unlock Value by Linking Social and Business Results, 10-11.