Resumo

Título do Artigo

Metodologia de mensuração da geração de valor compartilhado na indústria da construção civil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mensuração.
Geração de valor compartilhado.
Indústria da construção civil

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Keully Cristynne Aquino Diógenes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - unifor
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

As organizações já perceberam que o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social devem ser almejados em conjunto (Porter & Kramer, 2011). Com base nisso, aqueles autores propuseram o modelo Creating Shared Value (CSV), o qual deve ser capaz de elevar os objetivos sociais da organização a um nível mais estratégico. No entanto, advoga-se pela necessidade de criação de indicadores que permitam a quantificação do CSV.
Como mensurar a geração de valor compartilhado na indústria da construção civil
Para geração de valor econômico e social, Porter e Kramer (2011) propõem três níveis: desenvolvimento de novos produtos ou mercados; redefinição da produtividade na cadeia de valor e o desenvolvimento do cluster. Assim, as oportunidades de valor compartilhado vão depender do setor em que a empresa está inserida, da estratégia e dos problemas sociais (Porter et al., 2012).
Esta pesquisa é de natureza descritiva posto que busca relatar como ocorrem certos fenômenos ou como se comportam certas variáveis em determinada situação (Minayo, 2001). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa.
Infere-se que a redefinição da cadeia de valor representa o principal caminho para a geração de valor compartilhado na construção civil. Tal concentração só reforça a abordagem de que gestão de operações internas aumenta a produtividade e reduz os riscos de uma organização (Abdalla, 2015). Observa-se que as três categorias mais relevantes do modelo são Gestão da qualidade, Redução de custos e Desempenho Financeiro da cadeia de valor, com pesos de 0.0628, 0.0478 e 0.0471, respectivamente.
O IGVC contribui para ampliar o debate em torno do desenvolvimento de ferramentas capazes de realizar um diagnóstico das organizações e apresentar os rumos para que essas organizações possam alavancar a geração de valor compartilhado. O IGVC enfoca as diferentes possibilidades de relações e interações que representam oportunidades de ligação de resultados econômicos a partir de necessidades advindas do setor. Fornece aos gestores a possibilidade de adquirir conhecimento sistemático de vantagem competitiva da organização.
Abdalla, K. G. M. Z. (2015). Dimensões Configuracionais e Valor Compartilhado. Um Estudo em Rede de Padarias Comunitárias. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62-77. Porter, M. E., Hills, G., Pfitzer, M., Patscheke, S., & Hawkins, E. (2012). Measuring shared value. How to Unlock Value by Linking Social and Business Results, 10-11.