Resumo

Título do Artigo

DILEMAS ÉTICOS NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: A Ambiguidade Moral em Cena
Abrir Arquivo

Palavras Chave

ÉTICA
FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
AMBIGUIDADE MORAL

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Annor da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Vitor Corrêa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Vitória
3 - KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - ppgadm - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Priscilla de Oliveira Martins da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento do Curso de Administração
5 - José Michel Rocha Monteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras, Vitória

Reumo

Trata-se um estudo que se propõe a investigar o ponto de vista de discentes de graduação em administração de uma universidade pública brasileira acerca da noção de moral e de ética. Teoricamente o estudo articulou aspectos conceituais sobre a moral e a ética, mais especificamente, sobre a dualidade moral tipicamente brasileira que envolve a moral da integridade e a moral do oportunismo, além de articular a perspectiva teórica acerca da formação do administrador obtida em cursos de graduação.
A partir das contribuições teóricas, de estudos anteriores e dos argumentos aqui apresentados, definiu-se a questão norteadora da pesquisa: Qual é o ponto de vista de discentes de graduação em administração sobre as noções de moral e de ética? Com base no problema de pesquisa, definiu-se como objetivo geral da pesquisa identificar o ponto de vista de discentes em administração sobre as noções de moral e de ética.
A noção de ética, em grande medida associada ao conceito de moral, representa aspectos centrais da vida em sociedade por terem a função de organizar as relações individuais (Aranha & Martins, 2005). Do ponto de vista conceitual, a moral diz respeito aos costumes, valores e normas de conduta específicas de uma sociedade, enquanto que a ética considera a ação humana do seu ponto de vista valorativo e normativo.Assume-se, neste artigo, que a abordagem desses temas, ganha relevância ao direcionar a investigação para um público-alvo que se encontra em processo de formação educacional e profissional
Metodologicamente, realizou-se um estudo quantitativo do tipo survey, cuja coleta envolveu a triangulação de dados por meio da aplicação de questionários, pesquisa documental e observação assistemática. Os dados coletados por meio de questionários foram submetidos à análise estatística. A amostra contou com 278 discentes (32,32% do tamanho da população) de todos os períodos do curso e dos turnos matutino e noturno.
Os resultados revelam que o ponto de vista sobre a ética é permeado pela duplicidade e ambiguidade moral decorrentes da relação entre a moral da integridade e a moral do oportunismo. Em outros termos, para os respondentes, parte do seu posicionamento com relação aos dilemas éticos apresentados é orientado pela dimensão pública, por valores de honestidade, integridade e retidão e outra parte é orientado pela dimensão privada e por valores egoístas e utilitaristas, ficando a dimensão pública no campo do discurso e a privada no plano da prática efetiva – o que se diz não é o que se pratica.
há por parte dos respondentes um posicionamento de que a ética é permeada pela duplicidade e ambiguidade moral decorrentes da relação entre a moral da integridade e a moral do oportunismo. Colocado de outra forma, os respondentes, diante dos 9 dilemas éticos, assumiram um posicionamento que ora era orientado pela dimensão pública, por valores de honestidade, lealdade, idoneidade e retidão e ora era orientado pela dimensão privada e por valores egoístas, de legitimação do máximo proveito pessoal e utilitarista (Srour, 1994).
Babbie, E. (2005) Métodos de pesquisas de survey. Belo Horizonte: Editora UFMG. Boava, D. L. T., Boava, F. M. F. M, & Sette, R. S. (2014). Meditações funcionalistas: cinco reflexões sobre a administração. Revista Administração em Diálogo, 16(1), 82-104 Faria, J. H. (2000). Ética, moral e democracia: paradoxos da práxis organizacional. Anais do Encontro de Estudos Organizacionais. Curitiba, PR, Brasil, 1. Srour, R. H. (2008). Ética empresarial: o círculo virtuoso dos negócios. 3. ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Elsevier.