Resumo

Título do Artigo

CONTABILIDADE DE CUSTOS: APLICAÇÃO DE MÉTODO EM CLÍNICA MÉDICA DE PREÇOS POPULARES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Métodos de Custeio
Gestão de Custos
Clínicas Populares

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - NIRLENE APARECIDA CARNEIRO FERNANDES
Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) - CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
2 - ALEXIA GERACINA SANTOS
Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) - CES-CL

Reumo

Tem-se notado a crescente necessidade de implementação de políticas de melhoria na gestão das empresas, visando a obtenção de um melhor gerenciamento dos resultados, recursos e das decisões a serem tomadas. Para tanto, é necessário que as empresas se tornem cada vez mais preparadas em relação ao levantamento e análise dos custos envolvidos na produção ou prestação dos serviços. Assim sendo, para se manter um controle favorável da situação econômica e financeira de uma empresa, é muito importante que haja uma adequada implantação do gerenciamento de custos, através de métodos de custeio.
O estudo busca responder a questão de pesquisa: Quais os benefícios provenientes da implantação de um método de custeio em uma clínica de preços populares? E tem como objetivos: caracterizar uma clínica de prestação de serviços médicos, odontológicos e laboratoriais de preços populares; verificar os tipos de custeio existentes na literatura; identificar o método de custeio adotado por clínica médica que pratica preços populares; propor um sistema de custeio, para uma clínica médica que pratica preços populares, de modo a fornecer suporte ao processo de gestão.
A Contabilidade de Custos é parte integrante da administração de uma empresa da área de saúde, a qual vem fornecer às clínicas e hospitais ferramentas importantes para registros de custos de prestação de serviços médicos, laboratoriais e odontológicos, registros de despesas administrativas, comerciais, tributárias e financeiras. Em clínicas médicas a implantação de método de custeio deve ser bem explorada, principalmente quando se fala em clínicas que praticam preços populares com atendimento de qualidade a população de baixa renda.
A presente pesquisa se classifica quanto aos objetivos em pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos técnicos em levantamento de dados sendo as técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Quanto a forma de avaliação classifica-se em pesquisa quantitativa e qualitativa. A pesquisa documental foi realizada em documentos de uma Clínica de Preços Populares situada no município de Conselheiro Lafaiete, no período de janeiro a junho 2016, a saber: notas fiscais de entrada e saída, controle de caixa e demonstrações contábeis.
Para a clínica utilizada neste estudo, verificou-se que a implantação do método de custeio variável com utilização da margem de contribuição fornecerá dados importantes para a tomada de decisão em relação aos futuros investimentos da clínica. A partir da implantação do método de custeio variável, a Clínica Alfa contará com um bom suporte no que diz respeito às informações importantes para a tomada de decisões visando a melhoria na gestão e investimentos a serem realizados.
Conclui-se que são vários os benefícios provenientes da implantação do método de custeio variável na Clínica Alfa, dentre eles: auxiliar nas decisões a serem tomadas pelos proprietários da Clínica Alfa e seus gerentes, já que a partir destes dados e da margem de contribuição calculada a partir da separação dos custos e despesas variáveis, pode-se ter uma boa noção da contribuição de cada uma das modalidades de serviço (médico e odontológico) oferecidos pela clínica.
BERTÓ, Dalvio José; BEULKE, Rolando. Gestão de custos e resultado na saúde: Hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres. 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de custos e formação de preços. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2011. FALK, James Antony. Gestão de custos para hospitais: Conceitos, metodologias e aplicações. São Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Domingos. Custos e orçamentos hospitalares. São Paulo: Atlas, 2000.