Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE STAKEHOLDERS SOBRE A INOVAÇÃO: UM ESTUDO EM ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Gestão de Stakeholders
Inovação
Organizações Brasileiras

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Fernanda Rosalina da Silva Meireles
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
2 - Raissa de Azevedo Barbosa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Pós-Graduação Administração

Reumo

Reconhecida amplamente como fonte de crescimento econômico, a inovação mostra-se carente de uma perspectiva teórica conclusiva, tendo como grande lacuna a necessidade de entender quais as condições que a promovem dentro da empresa. Dentre tais condições, pouco se conhece acerca da influência de uma gestão voltada aos stakeholders sobre a inovação. Teoricamente, enfatiza-se que empresas que possuem uma gestão voltada aos stakeholders são beneficiadas com níveis mais altos de inovação e criam mais valor ao longo do tempo. No entanto, empiricamente, esta relação mantém-se pouco explorada.
Diante do exposto, apresenta-se como problema de pesquisa o gap sobre a relação entre a inovação e gestão voltada aos stakeholders. Há poucas pesquisas que testam este relacionamento, em particular, com empresas brasileiras. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral investigar a influência da gestão voltada aos stakeholders sobre a inovação. Pretende-se: a) identificar se as empresas da amostra possuem inovação; b) identificar como ocorre a gestão de stakeholders das empresas da amostra; c) analisar se a gestão de stakeholders das empresas da amostra influencia a inovação.
Imbuídas de características e dificuldades inerentes à sua natureza, a inovação e suas atividades não são fáceis de mensurar e serem incentivadas, gerando também riscos às organizações. Com a finalidade de mitigar tais problemas e desenvolver plenamente as inovações, envolver e gerenciar com sucesso os principais stakeholders torna-se um desafio e uma atividade relevante à organização. Os diferentes tipos de stakeholders são fontes valiosas de conhecimento que podem ser inseridos no processo de criação de valor para a firma, participando e enriquecendo o processo de inovação.
Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa. Para testar o objetivo geral da pesquisa, foram utilizadas as técnicas de análise fatorial e de modelo longitudinal não linear logístico. Foram analisadas as variáveis de inovação e gestão voltada aos stakeholders do período de 2008 a 2013. A variável dependente avalia se a organização apresentou inovação, mensurada pela presença ou não de patentes e/ou desenho industrial, informações coletadas no site do INPI. Para mensurar a gestão voltada aos stakeholders, utilizamos dados referentes ao questionário ISE.
Os resultados do modelo longitudinal logístico estimado por efeitos aleatórios, identificado como o mais adequado, mostram que variável explicativa gestão voltada aos stakeholders é estatisticamente significante e apresenta como parâmetro o valor 0,714, indicando que o aumento de 1 unidade desta variável, em média e ceteris paribus, incrementa o logaritmo da chance de apresentar inovação, para uma mesma empresa, em 71,4%. Ou seja, a cada unidade acrescida na variável explicativa, a chance de a organização apresentar inovação é multiplicada por um fator e0,714 = 2,042 e, portanto, 104,2% maior.
Através da consecução do objetivo geral, identificamos a influência positiva da gestão voltada aos stakeholders sobre a probabilidade de a organização apresentar inovação. Provamos que quanto maior for o score de gestão voltada aos stakeholders, maior será a probabilidade de a empresa apresentar inovação. Tem-se que o aumento de uma unidade de gestão de inovação gera um aumento de 104,2% na probabilidade de inovação. Assim, nosso estudo contribui ao demonstrar que uma reorientação dos gestores para focar na gestão de todos os stakeholders essenciais incentiva, estimula e promove a inovação.
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