Resumo

Título do Artigo

O EFEITO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL SOBRE A INTANGIBILIDADE DAS EMPRESAS QUE A PRATICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
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Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa
Intangibilidade
Revisão Sistemática

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Jessica Nunes de Alcântara
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de administração
2 - Larissa Carla Siqueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Sabrina Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

O estudo bibliográfico se mostra eficiente ao realizar um inventário sobre abordagens epistemológicas e metodológicas utilizadas em algum assunto específico. Nesse sentido o artigo buscou analisar trabalhos que relaciona a Responsabilidade Social Corporativa com a Intangibilidade das empresas. Esse trabalho se mostra relevante, pois, ambos os temas são assuntos recentes na academia e pouco trabalhados em conjunto. O trabalho busca contribuir por meio de um mapeamento dos assuntos em questão, fazendo uma sistematização epistemológica e metodológica.
A Responsabilidade Social Corporativa desempenhado pela empresa tem influencia sobre a intangibilidade da mesma? Assim, buscando relacionar a responsabilidade social e a intangibilidade das empresas, o presente trabalho têm como objetivo fazer um arcabouço epistemológico e metodológico dos trabalhos apresentados na academia que identificam a influência da responsabilidade social sobre a intangibilidade das empresas sócio-responsáveis.
Nessa etapa do trabalho buscou apresentar os principais conceitos e ideias dos principais autores que trabalham com os temas de intangibilidade e responsabilidade social empresarial, sob a ótica da administração. Esses conceitos irão orientar as análises contidas na seção de resultados e discussões. Os conceitos discutidos ao longo do trabalho, trazem como principais autores: Carroll (1979), Borger (2001), Reis et al (2013), Kayo et al (2006), Wernefelt (1984), e Caves (1984)
Esse trabalho foi orientado por uma revisão sistemática de literatura durante os meses de janeiro e fevereiro de 2017, afim de identificar o que vem sendo publicado sobre a intangibilidade e responsabilidade social, identificando os principais autores, instituições, periódicos, áreas de pesquisa, aplicações empíricas, obras relevantes, aportes teóricos e técnicas de pesquisa, de forma a mapear as principais características sobre a temática.
A Análise dos resultados foram divididos em duas partes: análise dos resultados biliométricos e Semânticos. Nos resultados bibliométricos, dentre outors resultados, mostra uma pequena evolução de citações nos ultimos 15 anos, o que era de se esperar já que relaciona temas recentes. Nos semanticos, mostra a RSC influenciando da intangibilidade. Além de apresentar quais são os tipos de ativos intangiveis mais analisados na academia nos ultimos anos, e as considerações mais importantes de cada estudo pesquisado.
Com base nos resultados pode-se inferir que existe uma relação entre o ativo intangível com a reponsabiliade social corporativa desempenhada pela empresa. Percebe-se que a criação de valor, por meio da RSC, para o acionista, somente é positiva se analisar ao longo dos anos, porque a maioria dos autores, relaciona a RSC com a criação de valor sobre a reputação da empresa. A reputação da empresa é um ativo intangível que requer investimento de longo prazo. É um ativo trabalhado ao longo do tempo e que necessita da percepção da sociedade.
CARROLL, Archie B. A three-dimensional conceptual model of corporate performance. Academy of management review, v. 4, n. 4, p. 497-505, 1979. REIS, Helenice Rodrigues et al. A RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM ESTUDO NAS ORGANIZAÇÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL-BRASIL. Encontros Científicos-Tourism & Management Studies, n. 2, p. 615-629, 2013. WERNERFELT, B. A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal. v. 5, p. 171-180, 1984. BORGER, Fernanda Gabriela. Responsabilidade social: efeitos da atuação social na dinâmica empresarial. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2