Resumo

Título do Artigo

O USO DO LICENCIAMENTO NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS – UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

Licenciamento
Estratégia Empresarial
Bibliometria

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Maria Luiza Carvalho de Aguillar Pinho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
2 - Celso Roberto de Aguillar Pinho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
3 - Angela Maria Cavalcanti da Rocha
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG Escola de Negócios

Reumo

O licenciamento como estratégia de negócios tem sido utilizado há muito tempo, sendo visto como um modo de entrada, de baixo risco, de baixo custo e de menor envolvimento nos processos de internacionalização. Estima-se que, somente o segmento de licenciamento de produtos e serviços, tenha atingido em todo o mundo a marca de 262,9 bilhões de dólares em receitas no ano de 2016. Apesar de sua importância, os estudos acadêmicos sobre o tema ainda são escassos (Buckley, & Casson, 2009), bem como sobre o uso do licenciamento como uma estratégia internacional (Brouthers, & McNicol, 2009).
Para avaliar essa limitação acadêmica, decidiu-se realizar um estudo bibliométrico, visando estabelecer qual é o corpo teórico que mais influenciou as pesquisas sobre o uso do licenciamento nos negócios. Um objetivo secundário é a construção de um mapa teórico contendo os autores mais citados e as linhas teóricas que têm influenciado estes estudos. Para a realização desta análise, foi feita uma pesquisa nas bases de dados Web of Science e Scopus, que resultou em um conjunto de apenas 574 documentos no período compreendido entre 1986 e 2017.
A bibliometria permite, a partir da busca em documentos científicos sobre determinado tema, a classificação e tratamento de informações. Foram utilizadas as técnicas de análise de citações e de cocitações. O levantamento das citações, e a compreensão de suas tendências, é chave para se avaliar o impacto e a influência de determinado autor (Tahai & Meyer, 1999). Cocitação é a frequência com que dois documentos são citados juntos e a inter-relação entre os grupamentos de autores cocitados são uma forma de estudar a estrutura de determinado tema da ciência (Small, 1973)
A Bibliometria possui três etapas: coleta de dados, tratamento e análise dos dados e avaliação dos resultados. Foi realizada uma busca por “Articles” e “Reviews” utilizando-se as palavras-chave (“licensing” AND “business”) cobrindo o período entre 1986 e 2017 gerando uma base de 574 documentos. Foram geradas as tabelas de citações e cocitações. A partir dos 46 documentos mais citados foi feita utilizada as técnicas de MDS e de clusters hierárquicos para analisar os grupamentos de autores e elaboração de mapa teórico contendo os principais autores e temas abordados nas pesquisas.
Os 20 periódicos que mais publicaram totalizaram 31,53%, demonstrando não haver uma concentração da publicação sobre o tema em poucos periódicos. Entre os 46 mais citados há 13 livros (28,2%). O artigo mais citado no período total, Teece (1986), trata do retorno econômico decorrente da inovação e a utilização de ativos complementares, sendo considerado seminal para análises sobre como maximizar os retornos oriundos de inovação. As análises MDS e de clusters indicaram o agrupamento dos documentos por similaridade em 3 fatores, que explicam adequadamente, 85,46 % dos casos analisados.
Na pesquisa feita, apenas 574 documentos foram encontrados sobre o tema. As análises qualitativas conduzidas demonstram que os temas inovação e tecnologia estão presentes na maioria dos artigos que tratam de licenciamento e negócios. Apesar das limitações do método, foi possível construir um mapa intelectual contendo os temas, autores e documentos mais relevantes para as pesquisas sobre o tema nos últimos 21 anos, identificando os principais grupamentos teóricos que ajudam a compreender o que já foi estudado sobre o uso de licenciamento como parte das estratégias das empresas.
Brouthers, L. E., & McNicol, J. P. (2009). International Francishing and Licensing. In M. Kotabe & K. Helsen (Eds.), The Sage Handbook of International Marketing. Sage Publications, Inc Buckley, P. J., & Casson, M. C. (2009). The internalisation theory of the multinational enterprise: A review of the progress of a research agenda after 30 years. Journal of International Business Studies, 40(9), 1563–1580. Tahai, A., & Meyer, J. (1999). A Revealed Preference Study of Management Journals’ Direct Influences. Strategic Management Journal, 3, 279–296. https://doi.org/10.1002/smj