Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO: UM ESTUDO COM MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Desenvolvimento socieconômico
Estado de São Paulo

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Rafael Toniolo da Rocha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP)
2 - Leandro Rodrigues
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
3 - SIMONE VASCONCELOS RIBEIRO GALINA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP
4 - Elizabeth Krauter
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA-RP

Reumo

O desenvolvimento socioeconômico depende de muitas variáveis e o empreendedorismo é uma forma relevante de contribuir para o seu avanço. Muitos estudos têm sido realizados com o intuito de relacionar a atividade empreendedora e o desenvolvimento econômico. Há de se considerar que o empreendedorismo desempenha um papel importante no desenvolvimento, podendo ser considerado um elemento fundamental para o desenvolvimento econômico dos países e o desenvolvimento regional.
No entanto, não há consenso internacional do impacto positivo do aumento do empreendedorismo no desenvolvimento socioeconômico local, além de existirem poucos estudos em países em desenvolvimento, como o Brasil.Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a correlação entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das principais cidades do estado de São Paulo por meio da comparação da taxa de empreendedorismo bruto com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no período de 2005 a 2013.
A literatura internacional indica a carência de estudos que buscam relacionar o empreendedorismo ao desenvolvimento socieconômico, principalmente em países em desenvolvimento (BRUTON, AHLSTROM OBLOJ, 2008). No Brasil, apenas dois estudos relacionam estes fatores (FELIX; FARAH JUNIOR, 2013; CANEVER ET AL, 2010), além de ambos terem sido desenvolvidos na região Sul do país. Educação, saúde e emprego e renda são as principais relações apresentadas em estudos nacionais e internacionais anteriores (AUDRETSCH; BELITSKI; DESAI, 2015; GARCIA, 2014).
Trata-se de um estudo quantitativo com dados secundários. Para atender ao propósito de verificar possíveis correlações entre o desenvolvimento local e empreendedorismo foi adotado como variáveis a taxa de empreendedorismo bruto – TEB – (nº de novos negócios criados em um período n a cada 1000 habitantes) e o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Foram objeto de estudo os municípios-sede das Regiões Administrativas e das Aglomerações Urbanas do estado de São Paulo, totalizando 18 municípios estudados, abrangendo uma série histórica de 2005 a 2013.
Percebeu-se a existência de correlação positiva superior a 0,7 entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico em 78% dos municípios paulistas estudados. A correlação entre o empreendedorismo e a educação foi positiva em todos os municípios, de modo que 94% resultou num coeficiente de correlação superior a 0,7 e 61% superior a 0,9. A correlação entre saúde e empreendedorismo foi positiva em 61% dos municípios (44% superior a 0,7). Emprego e renda foi a variável que demonstrou menor correlação com empreendedorismo, de forma que 22% apresentaram coeficiente positivo superior a 0,7.
Trata-se de um estudo inédito no estado de São Paulo, além de trazer aspectos metodológicos originais, como a criação da Taxa de Empreendedorismo Bruto (TEB) e a análise individual de cada município. Os resultados corroboram os resultados encontrados em outros estudos realizados no Brasil (CANEVER ET AL, 2010; FELIX; FARAH JÚNIOR, 2013) confirmando a existência de correlação entre o empreendedorismo e desenvolvimento socioeconômico, além de contribuir para o preenchimento da lacuna da carência de estudos de empreendedorismo em países em desenvolvimento.
BRUTON, G., D.; AHLSTROM, D.; OBLOJ, K. Entrepreneurship in emerging economies: where are we today and where should the research go in the future. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 32, n. 1, p. 1-14, 2008. CANEVER, M. D. et al. Entrepreneurship in the Rio Grande do Sul, Brazil: the determinants and consequences for the municipal development. Brasília: Revista de Economia e Sociologia Rural, v.48, n.1, p. 85-108, 2010. FELIX, R. D. C.; FARAH JUNIOR, M. F. F. Empreendedorismo e desenvolvimento nos municípios paranaenses. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v.2, n.2, 2013