Resumo

Título do Artigo

DISCURSO PEDAGÓGICO E CICLOS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO OBSERVACIONAL COM BASE NOS FILMES ‘MENTES PERIGOSAS’, ‘O GRANDE DESAFIO’ E ‘ALÉM DA SALA DE AULA’
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Palavras Chave

Discurso Pedagógico
Ciclos de Aprendizagem
Estudos Observacionais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Marco Antonio Batista da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco

Reumo

A utilização de filmes apresenta-se como oportuna nesta pesquisa, pois, nas instituições de ensino e, no campo de estudos da Administração, esse recurso estético pode facilitar a observação dos tipos do discurso pedagógico, bem como os elementos que compõem o ciclo de aprendizagem, além da utilização como lócus para o processo de ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. A observação é indireta e não-participante. As proposições teóricas de discurso pedagógico e de ciclos de aprendizagem fundamentam esta pesquisa.
Na busca de aprofundar as pesquisas com o uso da análise fílmica no campo da Administração e, partindo-se do princípio que o discurso pedagógico adotado pelos interlocutores pode influenciar os ciclos de aprendizagem, perguntar-se quais os reflexos do discurso pedagógico em seus tipos lúdico, polêmico e autoritário no processo caracterizado como ciclos de aprendizagem nesses filmes. Este artigo tem como objetivo investigar os reflexos do discurso pedagógico em seus tipos lúdico, polêmico e autoritário, nos ciclos de aprendizagem, tendo como suporte a utilização da análise fílmica.
Orlandi (2011) caracterizou o discurso pedagógico em lúdico, com presença dos interlocutores e reversibilidade; polêmico, sem exposição dos participantes e dominação do referente; autoritário, com referente oculto e polissemia contida. Os autores Argyris e Schön (1996) apresentam duas formas básicas de se aprender: aprendizagem de ciclo simples e aprendizagem de ciclo duplo e também duas grandes barreiras à aprendizagem de ciclo duplo: o raciocínio defensivo e o cinismo. Argyris (2000) afirma que a organização deve desenvolver um ambiente de confiança na interação entre seus indivíduos.
Neste artigo, abordagem qualitativa, estudos observacionais, método fenomenológico e análise fílmica estão alinhados para três filmes em suas totalidades: Mentes Perigosas, O Grande Desafio e Além da Sala de Aula. Utilizou-se como estratégia de coleta de dados a observação indireta, não-participante, caracterizada por Abbagnano (2003) como metódica ou planejada, corroborada por Denzin (2004) para filmes, analisados por meio da fundamentação das proposições teóricas, com base em Yin (2010), com dados registrados em protocolos de observação, conforme defendido por Yin (2010) e Flick (2004).
Com base na análise dos dados, foi possível identificar evidências de elementos do discurso pedagógico em seus tipos lúdico, polêmico e autoritário e seus reflexos na base teórica dos ciclos de aprendizagem. Também se observaram tanto os elementos que delimitam o discurso pedagógico no que diz respeito ao ritual que o engloba quanto os elementos que caracterizam esse discurso com base em influências históricas, sociais e ideológicas. No que tange à aprendizagem, foi evidenciado o comportamento defensivo, experimentado por constrangimento e por ameaça, que impediu a aprendizagem.
Os resultados deste estudo apontam para a necessidade de observação do uso adequado da estratégia de análise dos dados baseada nas proposições teóricas, dados verbais e não verbais, das cenas dos três filmes, podendo vir a contribuir para ampliar o conhecimento sobre elementos do discurso pedagógico, da influência desses elementos nos ciclos de aprendizagem, além de evidenciar fatores que possam ser constituídos como barreiras à aprendizagem, como o raciocínio defensivo e o cinismo.
ANTONELLO, C. S.; GODOY, A. S. A encruzilhada da aprendizagem organizacional: uma visão multiparadigmática. Revista de Administração Contemporânea-RAC, Curitiba, v. 14, n. 2, 2010. ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. A. Organizational learning II: theory, method, and practice. Reading, MA: AddisonWesley, 1996. DENZIN, N. K.; Reading film: using films and videos as empirical social science material. IN: FLICK, U.; KARDORFF, E.; STEINKE, I. A companion to qualitative research. Sage Publications, London:2004. ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso.Campinas: Pontes, 2011