Resumo

Título do Artigo

AMBIENTE REGULATÓRIO DOS PAÍSES DE DESTINO DAS REDES DE FRANQUIAS PROVENIENTES DE MERCADOS EMERGENTES
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Palavras Chave

Redes de franquias
Estratégia de internacionalização
Ambiente regulatório

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Andrea Giovani Lanfranchi
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis
2 - Pedro Lucas de Resende Melo
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Programa de Mestrado em Administração
3 - Renato Telles
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo - Higienópolis

Reumo

Este artigo tem o propósito de estudar o processo de internacionalização de redes de franquias provenientes de países emergentes, em especial suas especificidades em relação ao ambiente regulatório do país de destino. Ele contribui para a teoria por meio da identificação de variáveis relativas ao ambiente regulatório relevantes para a internacionalização de redes de franquias, do desenvolvimento de hipóteses que incorporam as características dos países emergentes, e da identificação das preferências institucionais regulatórias das redes de franquias de países emergentes.
Este artigo tem como objetivo identificar as características regulatórias de preferência das redes de franquias originárias de mercados emergentes na seleção de países para expansão internacional.
Foi utilizado como referencial teórico a teoria institucional, que é a teoria em pesquisas de gestão estratégica que apresenta o maior potencial de explicar as estratégias em economias emergentes, com foco no ambiente regulatório. Também foram levantadas as teorias sobre o comportamento das redes de franquias dos países analisados. Com isso três hipóteses foram formuladas, referentes à facilidade de negócios, aos direitos de propriedade e à execução de contrato.
A pesquisa realizada foi quantitativa, descritiva e explicativa, com dados secundários. A amostra é composta por redes de franquias de três países: Brasil, Rússia e Índia, totalizando 235 redes distribuídas por 138 países de destino. Para a análise do ambiente regulatório foram utilizados um conjunto de 10 variáveis, obtidas por meio de instituições internacionais de pesquisa.
As análises realizadas foram as de correlação e regressão linear múltipla, a fim de verificar quais variáveis relativas ao ambiente regulatório influenciam no comprometimento da redes de franquia no mercado externo.
As hipóteses formuladas sugerem que as redes de franquias de países emergentes tendem a expandir-se para mercados internacionais com características institucionais próximas às do seu país de origem. Uma das hipóteses foi confirmada e duas não foram confirmadas. Possivelmente isso ocorreu devido à natureza do negócio de redes de franquias, de forma que características institucionais relacionadas aos contratos, como direitos de propriedade e eficiência da execução de contratos, se tornam mais relevantes devido a influência direta no modelo de negócio das redes de franquias.
BAENA, V. European franchise expansion into Latin America: Evidence from the Spanish franchise system. Management Research Review, v. 38, n. 2, 2015. CUERVO-CAZURRA, A.; GENC, M. Transforming disadvantages into advantages : developing-country MNEs in the least developed countries. Journal of International Business Studies, v. 39, 2008 HOFFMAN, R. C.; MUNEMO, J.; WATSON, S. International Franchise Expansion: The Role of Institutions and Transaction Costs. Journal of International Management, v. 22, 2016.