Resumo

Título do Artigo

O Processo Empreendedor de Criação e Desenvolvimento de Negócios: Estudo de Caso em um Alambique de Produção de Cachaça Artesanal de Minas Gerais
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Processo Empreendedor
Inovação

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Juliane Silvestre
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
2 - Alex Fernando Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
3 - Alessandro Gomes Enoque
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP)
4 - Lorrana Laila Silva de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL - FACIP

Reumo

O empreendedorismo constitui-se como área de interesse de diferentes disciplinas, e pode ser apreendido a partir de perspectivas diversas, revelando temáticas que buscam elucidar aspectos particulares de sua manifestação. Dentre as diferentes temáticas que podem ser vinculadas ao estudo do empreendedorismo, destacam-se iniciativas de desenvolvimento de teorias e pesquisas que procuram compreender e explicar a configuração do chamado processo empreendedor, contemplando etapas de criação, identificação e exploração de oportunidades, bem como a criação de negócios.
Embora existam diversos estudos que procuram elucidar questões vinculadas ao tema do empreendedorismo, poucos são aqueles que objetivam captar a perspectiva do processo empreendedor. Em função disso, tem-se o seguinte problema de pesquisa: como se configura o processo empreendedor de criação e desenvolvimento de negócios no setor de produção de cachaça artesanal? O objetivo geral deste trabalho consiste em compreender a configuração do processo empreendedor de criação e desenvolvimento de uma organização produtora de cachaça artesanal situada no estado de Minas Gerais.
O fenômeno do empreendedorismo pode ser apreendido a partir de perspectivas teóricas diversas (Meyer et al, 2014; Vale, 2014). Uma das abordagens pesquisadas no campo defende a concepção do empreendedorismo a partir da lógica do processo empreendedor (Moroz & Hindle, 2012). Para Shane e Venkataraman (2000), o processo empreendedor deve ser compreendido como um conjunto de etapas que envolve o surgimento de uma ideia, acompanhada de processos de identificação de oportunidades no mercado, e de processos de exploração dessa oportunidade, através da criação de novos negócios ou de inovações.
Este trabalho se baseou na abordagem qualitativa de investigação, como ponto de partida para a compreensão da manifestação do empreendedorismo e de como se configura o processo empreendedor no âmbito da criação e do desenvolvimento da organização estudada (Creswell, 2010). A pesquisa de campo foi estruturada com base na estratégia de estudo de caso único (Yin, 2005). O caso estudado se refere a um grupo empresarial que atua no setor de cachaça artesanal.
Os resultados revelam ações voltadas para a criação do negócio, de um lado, e para o desenvolvimento do alambique, com foco na melhoria da produção, do produto, da segmentação desse produto no mercado, com a atuação e entrada em novos mercados, e com o lançamento de novos produtos, de outro. Sua forma de agir quando ocorre a criação do negócio, executando o processo empreendedor, revela um conjunto de práticas inovadoras que estabelecem ações diferenciadas dos demais concorrentes no mercado, culminando na criação e desenvolvimento de um negócio consolidado, competitivo e sustentável.
O estudo revela a conformação de um processo empreendedor marcado pela ação empreendedora, criando sua empresa, criando novos produtos, identificando diferentes oportunidades no mercado e aproveitando-as, corroborando para competitividade e longevidade do empreendimento. Diante disso, verifica-se a concepção que o processo empreendedor, no âmbito do caso estudado, se torna um ciclo, pois a partir de oportunidades, surgem inovações que podem possibilitar novos processos empreendedores. Com isso revela-se todo o vigor da abordagem teórica caracterizada como empreendedorismo como processo.
Meyer, M. et al. (2014). Origins and emergence of entrepreneurship as a research field. Scientometrics, 98(1), 473-485. Moroz, P. W. & Hindle, K. (2012). Entrepreneurship as a process: toward harmonizing multiple perspectives. Entrepreneurship Theory and Practice, 36(4), 781-818. Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 25(1), 217-226. Vale, G. M. V. (2014). Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea, 18(6), 874-891.