Resumo

Título do Artigo

HOSPITALIDADE COMO INTERAÇÃO SOCIAL EM COMUNIDADES VIRTUAIS NA DISCUSSÃO DO DECRESCIMENTO ECONÔMICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

HOSPITALIDADE
COMUNIDADES VIRTUAIS
DECRESCIMENTO

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Maria José Rosolino
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia
2 - Sênia Regina Bastos
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Mestrado em Hospitalidade

Reumo

Este artigo é resultado de reflexões sobre a hospitalidade como interação social (CAMARGO, 2015), num cenário de grande complexidade como o comportamento das pessoas nas redes sociais e comunidades virtuais (CASTELLS, 2003) e a adoção ou não de novas formas de consumir, produzir, viver bem, se deslocar, trabalhar, lutar pelos direitos, discutir políticas públicas, preservar a biodiversidade e a pluralidade cultural entre outras que ganham contornos de um movimento denominado no Brasil de Decrescimento (D’ ALISA, DEMARIA, KALLIS, 2015).
Como as comunidades virtuais relacionadas ao movimento Decrescimento compreendem a hospitalidade enquanto prática social? Por objetivos gerais encontram-se: discutir a hospitalidade como interação social e analisá-la em comunidades virtuais. Por objetivos específicos: avaliar a hospitalidade como fator decisório no apoio a uma causa.
No mundo contemporâneo analisar a hospitalidade nas interações sociais (CAMARGO, 2015), significa também entender que existe uma troca entre alguém que recebe e alguém que é recebido e isso pode resultar em concordância e apaziguamento ou discordância e discórdia. Em tempos de relacionamentos em redes e em comunidades virtuais (CASTELLS, 2009) essa interação social é imperativa de ser discutida. O movimento do decrescimento pode ser interpretado sob diferentes aspectos como defendem D’Alisa, Demaria e Kallis (2015) e por isso é o contexto dessa pesquisa.
Os procedimentos metodológicos desse estudo são de caráter exploratório. Numa primeira etapa foram realizadas pesquisas bibliográficas no portal periódico CAPES com acesso às bases de dados Google Acadêmico, SciELO - Scientific Electronic Library Online e Scopus/Editora Elsiever; Numa segunda etapa, afim de familiarizar-se de como o tema Decrescimento é tratado nas redes sociais, foi escolhido o Facebook para análise. Numa terceira etapa, com a técnica da observação não estruturada, foi realizado um levantamento de diferentes dados na citada rede social, em grupos em português e em inglês.
Em português foram localizados 14 grupos. A escolha recaiu sobre o grupo Decrescimento Brasil (DB) por apresentar o maior número de seguidores. Em inglês foram localizados 43 grupos e a escolha recaiu sobre Degrowth for a future (DF) pelo acesso público aos dados. As descobertas: DB tem maior número de membros com menor participação em postagem e compartilhamentos que geram uma discussão sobre o decrescimento. No DF as postagens provocam interação enquanto no grupo DB não. Infere-se que o grupo DB não apresenta características de hospitalidade e o grupo DF sim.
É possível afirmar que os objetivos gerais desse estudo foram parcialmente atingidos. Discutir a hospitalidade como interação social necessita de uma ampliação nas buscas por postagens polêmicas sobre o Decrescimento para que se perceba o diferente e se avalie como se dá o reconhecimento dele. Analisar a hospitalidade como interação social em comunidades on-line no Facebook como ambiente merece um foco em recursos de comentários e compartilhamentos, por exemplo, o uso dos emotions cards em substituição às palavras.
CAMARGO, Luis Octávio de Lima. Os interstícios da hospitalidade. Revista Hospitalidade. São Paulo, v. 12, mai. 2015. CASTELLS, M.. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. São Paulo: Zahar Editora, 2003. D’ ALISA, Giacomo; DEMARIA, Federico; KALLIS, Giorgios. Degrowth: A vocabulary for a new era. New York: Routledge, 2015. DECRESCIMENTO BRASIL. Grupo fechado. Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2017. DEGROWTH FOR A FUTURE. Grupo público. Disponível em: < https://www.facebook.com/groups/388389967875818/>. Acesso em: 05 jul. 2017.