Resumo

Título do Artigo

Blockchain: perfil das pesquisas divulgadas em periódicos acadêmicos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Blockchain
Cadeia de Blocos
Banco de dados distribuídos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Inovações em TIC e Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Fernanda da Silva Momo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração e Faculdade de Ciências Econômicas
2 - Ariel Behr
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Ciências Econômicas - FCE

Reumo

Muito se enfoca a relevância dessa tecnologia para os negócios e seu potencial disruptivo para a forma de se fazer negócios. E de forma sumária, pode-se dizer que Blockchain é um banco de dados distribuído e compartilhado, tendo como base a questão da criptografia para garantir a autenticidade da informação (WRIGHT E DE FILIPE, 2015). Em seu conceito destacam-se características como a descentralização, segurança (criptografia), confiança, automatização e publicidade das informações.
E a fim de melhor situar o assunto Blockchain no contexto acadêmico, o presente estudo almeja responder a seguinte questão de pesquisa: Qual o perfil das pesquisas divulgadas em periódicos científicos sobre Blockchain? Assim, o objetivo proposto que irá conduzir a pesquisa é sistematizar as abordagens dadas para a temática de Blockchain na pesquisa científica, e assim, tem-se como resultado esperado, contribuir para a formação de agendas de pesquisa sobre o assunto.
Blockchain surgiu no intuito de desenvolver uma tecnologia que permitisse, nas transações financeiras, a exclusão do agente intermediário. Nesse sentido, Nakamoto (2008, p. 1), tendo em vista que “comércio na Internet passou a depender quase exclusivamente de instituições financeiras que servem como terceiros confiáveis para processar pagamentos eletrônicos”, destacou como necessário o desenvolvimento de um “sistema de pagamento eletrônico baseado em prova criptográfica em vez de confiança”, neste contexto surgiu a Blockchain.
No que tange aos procedimentos utilizados para operacionalizar esse objetivo, optou-se por um estudo quantitativo, por meio de uma revisão sistemática de literatura sobre o tema Blockchain, sem restrições temporais quanto à data de publicação da pesquisa. Foram estabelecidas estratégias de buscas que resultaram em uma base de 28 artigos, analisados com abordagem bibliométrica e com análise de conteúdo, definindo categorias por meio da contagem frequencial.
Há uma pluralidade de abordagens dada a essa temática, tendo em vista a área de conhecimento dos periódicos em que foram publicados os artigos de forma a corroborar com as afirmações de autores em relação ao potencial disruptivo do Blockchain e sua não restrição de uso no Bitcoin (YERMACK, 2017; PILSINGYON, 2016). Além disso, destaca-se que, tendo em vista os países de origem dos periódicos esse tema já possui espaço para pesquisa e debate em diversas localidades, havendo destaque para países como Estados Unidos, Países Baixos e Reino Unido.
Em relação aos temas abordados nas pesquisas identificou-se uma variedade de possibilidades do uso da Blockchain, de forma que há diversas áreas do conhecimento estudando esse tema e não apenas áreas mais técnicas e que abordem a forma que a Blockchain deve estar estruturada. Nas análises realizadas constatou-se que há estudos que abordam temas como, por exemplo, regulação e possíveis aplicações em diversas áreas. Por fim destaca-se que as áreas de conhecimento dos artigos foram: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciência da Saúde eLinguística, Letras e Artes.
NAKAMOTO, S. Bitcoin: a peer-to-peer electronic cash system. 2008. Disponível em: http://bitcoin.org/bitcoin.pdf. Acesso em: 03/04/2017 PILKINGTON, M. Blockchain Technology: Principles and Applications. In: OLLEROS, X.; ZHEGU, M (Org.). Research Handbook on Digital Transformations. Massachusetts: Edward Elgar, 2016. cap. 11. WRIGHT, A.; DE FILIPPI, P. Decentralized Blockchain Technology and the Rise of Lex Cryptographia. New York: Social Science Research Network, 2015. YERMACK, D. Corporate Governance and Blockchains. Review of Finance. v. 21, n. 1, 2017.