Resumo

Título do Artigo

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES À GESTÃO DE MARKETING: Uma investigação no setor de academias de ginásticas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Envelhecimento
Setor esportivo
marketing esportivo

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Mercado Infantil e Idoso

Autores

Nome
1 - Emília Orsi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campinas
2 - Marcia Milena Pivatto Serra
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Campínas
3 - Renata Steffanoni Bernardes de Queiroz
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACAMP) - Administração

Reumo

A população brasileira tem sofrido uma alteração na sua distribuição de idade, o aumento da longevidade, havendo necessidade de se compreender o impacto do envelhecimento populacional nas esferas organizacionais e de consumo. Assim este trabalho se propõe a investigar como as empresas do setor de serviços esportivos têm respondido ao fenômeno do envelhecimento da população brasileira. Uma vez que pessoas com mais de cinquenta anos estão cada vez mais ocupados, são marcados por características próprias que podem influir no comportamento de consumo, valendo apena uma investigação mais específica
O problema de pesquisa fica assim definido: como as academias esportivas estão respondendo ao fenômeno do envelhecimento sob a ótica da gestão mercadológica e oferta de serviços? O objetivo é identificar os aspectos referentes ao segmento de mercado e suas necessidades mais especificas, buscando sustentar as decisões mercadológicas para um público consumidor mais envelhecido.
Vance, Nassif e Masteralexis (2015) colocam que o marketing esportivo é um conjunto de atividades que têm o objetivo de identificar e satisfazer necessidades de consumidores dentro da área de esportes. A prestação de serviços é importante que as empresas tenham conhecimento a respeito da necessidade dos diferentes segmentos de mercado de clientes (LOVELOCK; WRIGHT, 2009). Os envelhecentes possuem características novas e diferentes que representam um grande potencial de negócio, abrindo infinitas possibilidades no mundo empresarial e tecnológico (IRVING, 2014).
A abordagem da pesquisa é qualitativa descritiva, foi obtida por meio de 6 entrevistas semiestruturadas com proprietários ou funcionários de academias. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo.
Assim como no trabalho de Irving (2014), os entrevistados relatam que os envelhecentes procuram serviços para o cuidado com a saúde. E como Corazza (2014) afirmam que a principal motivação dos idosos para ir à academia é manter um corpo saudável. Destacam a menor força muscular do grupo e o receio dos mesmos por algumas atividades esportivas. E apesar das empresas terem notado um aumento da procura pelos serviços por pessoas mais velhas e seu grande potencial, elas não investem nessa faixa etária. Apenas uma das academias possuía aulas de hidroginástica exclusiva para idosos.
Apesar das evidencias de alto potencial desse nicho de mercado, as academias entrevistadas, mesmo percebendo o envelhecimento populacional, não possuem práticas que atendam essa demanda. Apenas uma das academias possuem aulas específicas para idosos, enquanto as outras adaptam seus serviços para atendê-los minimamente, além de que nenhuma tem os idosos e os envelhecentes como público alvo. Essas características denotam uma desvantagem competitiva já que estudos mostram que muitas empresas, dessa mesma região e até a nível nacional, estão se preparando para atender esse público.
CORAZZA, Maria Alice. No Auge da Carreira, Maria Alice Corazza Ensina Idosos a Malharem. PORTAL DO ENVELHESCIMENTO 15 mai. 2014. recurso online. IRVING, Paul H. The Upside of Aging: How long life is changing the world of health, work, innovation, policy, and purpose 1 ed. New Jersey: Wiley, 2014 LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. VANCE, Patrícia de Salles; NASSIF, Vânia Maria Jorge; MASTERALEXIS, Lisa Pike (org.). Gestão de esporte: casos brasileiros e internacionais. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015. recurso online