Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E SUA RELEVÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Programa de Educação tutorial
Competências Profissionais
Ciências Contábeis.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Marcella Alves da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
2 - Bruna Cristina Silvério Diniz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
3 - Lara Fabiana Morais Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

No intuito de disseminar iniciativas que aumentassem a qualidade do ensino superior no Brasil foi criado o Programa de Educação Tutorial (PET). Lagares (2011) destaca que nesse grupo, os discentes aperfeiçoam diversas habilidades, como o trabalhar em grupo, assim contribuindo para a formação profissional, visto que se envolvem com os eixos de pesquisa, ensino e extensão. A realização deste estudo se justifica por não existir nenhum grupo PET SESU/MEC exclusivo na área contábil, mesmo sendo este curso um dos que mais recebem alunos no ensino superior (4º em número de matrículas) (INEP, 2016).
O problema de pesquisa que motivou este estudo foi: Quais habilidades desenvolvidas dentro do PET contribuem para a inserção no mercado de trabalho? Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é identificar a influência do PET no aperfeiçoamento das habilidades requeridas no mercado de atuação do profissional contábil, baseado nas competências definidas por Leal, Soares e Sousa (2008) e aspectos de trabalhar em grupo e liderança por Robbins (2005).
A atuação no grupo PET promove um papel fundamental na formação dos profissionais de nível superior, Lagares (2011) diz que os discentes enriquecem o processo de aprendizagem neste programa. Robbins (2005) destaca que saber trabalhar em equipe e adotar um estilo de liderança adequado proporciona a sinergia no alcance de resultados. Leal, Soares, Sousa (2008) enfatizam a prática contábil a necessidade de se atualizar, reportar dados para a tomada de decisão e avaliar e interpretar cenários. Assim o PET proporciona contribuições ao estudante bem como para elevação da qualidade dos cursos.
A pesquisa foi conduzida com a aplicação de um questionário composto por três construtos, trabalho em equipe, liderança e competências requeridas, para os ingressos e egressos do PET, obtiveram-se, respectivamente, 9 e 10 participantes, fez-se o uso do teste Mann-Whitney, averiguando se há diferenças nas percepções dos mesmos. Buscando conhecer de fato as contribuições da vivência na equipe, adotou-se uma entrevista somente para os ex-participantes já atuantes no mercado de trabalho, coletou-se 20 respostas, usou-se a técnica de análise de conteúdo no tratamento dos dados.
Verificou-se que os alunos compreendem a importância do PET para o desenvolvimento das habilidades exigidas pelo mercado profissional, o qual a percepção dos egressos e ingressos se iguala no tocante ao desenvolvimento das habilidades dentro do grupo. Com isso, identificou-se que o trabalho em equipe e liderança são habilidades essenciais para as atividades atuais, como corrobora Robbins (2005). Portanto, os resultados demonstraram que de forma geral a participação no programa faz com que se tenha um diferencial para o mercado de atuação desenvolvendo distintas capacidades.
A presente pesquisa buscou identificar a influência do PET Ciências Contábeis referente ao desenvolvimento das habilidades requisitadas no mercado de atuação. Conclui-se que os ingressos e egressos concordam que há o aprimoramento das habilidades com o envolvimento em trabalho em equipe e da liderança. Assim, infere-se que com o programa de educação tutorial os participantes desenvolvem habilidades requeridas para o futuro profissional contábil o que eleva a sua qualificação, sendo que, conforme Lagares (2011), o programa proporciona um aperfeiçoamento na vivência acadêmica do discente.
LAGARES, R. A inovação pedagógica por meio da educação tutorial. Revista de Educere&Educare, Paraná, v. 6, n. 12, p. 107-119, jul./dez. 2011. LEAL, E.A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E.G. Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis: UFSC, v.1, n. 10, p. 147-159, jul./dez., 2008. INEP. Censo do ensino superior 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 jul. 2017. ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson, 2005.