Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA E FONTES DE INOVAÇÃO COMO ANTECEDENTES DO DESEMPENHO INOVADOR E ORGANIZACIONAL: ESTUDO NA INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE MADEIRA
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Palavras Chave

Orientação Empreendedora
Desempenho Inovador
INDÚSTRIA DE MÓVEIS DE MADEIRA

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Leonardo Rodrigues Thomaz Bridi
-
2 - Giancarlo Gomes
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGAd e Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC

Reumo

O empreendedorismo abrange atos de criação organizacional e renovação, ocorrendo dentro ou fora de uma organização. O aumento na capacidade de inovação das empresas do setor de móveis constitui uma condição indispensável para garantir a inserção competitiva tanto no mercado doméstico como no mercado externo. A partir desta premissa, a inovação aparece como um conceito basilar para o crescimento do setor de móveis de madeira de Santa Catarina. Assim, a inovação se transforma em um elemento que atua significativamente para conduzir o Desempenho Organizacional.
Para Zott (2003) as fontes de inovação e a OE são consideradas antecedentes do desempenho em inovação. Assim, entende-se que a orientação empreendedora e as fontes de inovação são relevantes para uma melhor compreensão da relação entre o desempenho em inovação de produtos e processos e Desempenho Organizacional. Destarte, a pergunta norteadora da pesquisa é qual a influência das Fontes de Inovação e da Orientação Empreendedora no Desempenho Inovador e Desempenho Organizacional de empresas da indústria de móveis de madeira de Santa Catarina?
As Fontes de Inovação e a Orientação Empreendedora são tratadas como antecedentes do desempenho Inovador, e este por sua vez está relacionado com o Desempenho Organizacional. O Desempenho Inovador é composto pelas dimensões de Eficiência e Eficácia. As Fontes de Inovação e o Desempenho Organizacional são formados por única dimensão. Na sequência são apresentados os procedimentos metodológicos. Principais autores saõ Manual de Oslo da OCDE (2005) e López, Péron e Ordas (2005); Alegre, Lapiedra e Chiva (2006) Lumpkin e Dess (1996); Fernándes-Mesa e Alegre (2015).
A pesquisa foi quantitativa, descritiva, causal e survey com corte transversal. Os dados foram coletados por meio de um questionário fechado com 33 questões. A amostra totalizou 59 respondentes. A coleta foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda - SEF. A análise dos das foi por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Em uma visão geral, a comparação dos resultados com a literatura nacional e internacional para o teste de validade e consistência dos índices, todos se mostraram adequados aos referenciais existentes, evidenciando que o modelo proposto alcançou o objetivo proposto. Foram encontradas relações positivas da OE e Fontes de Inovação com o desempenho inovador e consequentemente com o Desempenho Organizacional indicando que investir ou reforçar as ações vinculadas a OE e fontes de inovação propicia retorno no desempenho da empresa.
Concluiu-se que a OE e fontes de inovação influenciam positivamente a inovação e também possuem papel relevante para o desempenho organizacional. Como contribuição gerencial, os dados desta pesquisa, propiciam um conjunto de informações que servem de apoio à tomada de decisões para a área de gestão das empresas de móveis. Para pesquisas futuras sugere-se ampliar os esforços no sentido de captar empresas de maior porte. Ainda, pode-se sugerir que esta pesquisa seja aplicada aos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
ALEGRE, J.; LAPIEDRA, R.; CHIVA, R.. A measurement scale for product innovation performance. European Journal of Innovation Management, v. 9, n. 4, p. 333-346, 2006. HULT, G.; T. M.; HURLEY, R. F.; KNIGHT, Gary A. Innovativeness: Its antecedents and impact on business performance. Industrial Marketing Management, v. 33, n. 5, p. 429-438. 2004. LUMPKIN, G. T.; DESS, Gregory G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. The Academic of Management Review, v. 21, n. 1, p. 135-172, 1996.