Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS DE AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE PINHÃO-PR E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agricultura Familiar
Desenvolvimento Sustentável
Competências Empreendedoras.

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Adriane de Fátima Machado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz
2 - Marlete Beatriz Maçaneiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

A agricultura familiar reflete o comprometimento dos agricultores rurais com o meio ambiente, contribuindo para o uso racional dos recursos existentes, estabelecendo harmonia entre a produção e o desenvolvimento sustentável dessas propriedades (EHLERS, 1994). O agricultor familiar busca em sua propriedade, identificar oportunidades de negócios, procurando novas alternativas e formas de lucrar e de se manter competitivo no mercado.Aliando-se a isto, a preservação agroecológica que não visa apenas o lucro, mas a preservação da permanência do homem no campo, o uso racional dos recursos naturais.
A partir dessa contextualização, e partindo do pressuposto que existe uma relação entre competências empreendedoras dos agricultores familiares, as quais contribuem ao desenvolvimento sustentável das propriedades, este estudo parte da seguinte questão de pesquisa: como as competências empreendedoras podem contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar?Este estudo tem como objetivo identificar as competências empreendedoras dos Agricultores Familiares do Município de Pinhão – PR e suas estratégias para o desenvolvimento sustentável de sua propriedade.
No meio rural, o homem do campo teve que se adequar ao mercado, buscando meios alternativos para escoar sua produção. De tal modo e com as mesmas características do empreendedor urbano, o homem do campo busca meios de enxergar além da sua porteira. Visto que devido aos grandes avanços tecnológicos e o aumento na demanda, reflexo dos mercados internos e externos deve-se buscar meios para aumentar a produção. Esses empreendedores adquirem habilidades e técnicas competitivas adquiridas durante sua vivência dentro de organizações, através de projetos fracassados, pelos erros cometidos.
A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, sendo um estudo de caso, com o intuito de investigar e compreender o agricultor familiar empreendedor e sua atuação para tornar o ambiente desenvolvido e sustentável. Foram entrevistados 25 agricultores familiares do município de Pinhão - PR, no decorrer do mês de janeiro de 2017, sendo 14 homens e 11 mulheres, escolhidos primeiramente com relação a seu papel e atuação produtiva na Agricultura Familiar. A entrevista foi semi estruturada, deixando os entrevistados livres, para responder as perguntas e acrescentar detalhes que acharem pertinentes.
Com relação ao desenvolvimento sustentável, foram perguntadas aos Agricultores Familiares, quais as alternativas que usam para a preservação do solo, água e do ecossistema em si, portanto a conservação do meio ambiente como um todo reflete o comprometimento do homem com seu meio de sobrevivência (EHLERS, 1994). Após esses resultados, analisa-se que a visão empreendedora do homem do campo conta com características que marcam seu diferencial, a capacidade de adaptar sua realidade ao momento e as várias atividades que somam, para manter a diversificação em sua propriedade.
Observou-se que os produtores rurais possuem todas as competências mencionadas pela literatura. Nesse sentido, a agricultura familiar, deve ser incentivada pelo governo e pela sociedade, adquirindo produtos orgânicos e incentivando a criação de políticas voltadas para o desenvolvimento do meio rural familiar na busca pelo espaço, para crescer e se desenvolver. Como contribuição a sociedade, haverá alimentos saudáveis, além de abertura de novas vagas de trabalho que provém oriundas da Agricultura Familiar e consequentemente o aumento da produtividade, girando a economia local e regional.
BAIRWA, S. L.; LAKRA, K.; KUSHWAHA, S.; MEENA L. K.; KUMAR, Pravin. Agripreneur ship Development as a Tool to Upliftmentof Agriculture. International Journal of Scientificand Research Publications. Volume 4, Issue 3, March 2014. BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da agenda 21 / José Carlos Barbieri. – Petrópolis, RJ : Vozes, 1997. CELLA, D.; PERES, F. C. Caracterização dos fatores relacionados ao sucesso do empreendedor rural. Revista de administração, São Paulo, v.37, n.4, p.49-57. Out-Dez. 2002.