Resumo

Título do Artigo

Sujeitos em privação de liberdade, educação e (re)inserção social: Um estudo sobre a {Parças}, um empreendimento social
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Ressocialização
Sistema Prisional Brasileiro.

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Bernardo Almeida Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Escola de Minas
2 - Ana Flávia Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - ICSA
3 - Luís Fernando Silva Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Ciências Econômicas
4 - Ana Clara Barboza de Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - ICHS

Reumo

O Sistema Prisional brasileiro visa aplicar decisões judiciais e promover a reintegração social dos condenados, mas enfrenta na assistência a detentos que sofrem negação de direitos e estigmatização. Iniciativas como a {Parças} buscam mitigar essas desigualdades ao capacitar ex-detentos, promovendo sua reintegração e oferecendo oportunidades de emprego. A {Parças}, uma EduTech, combina valor social e econômico e adota um modelo business to business para garantir sustentabilidade financeira, servindo como exemplo para outros empreendimentos sociais.
Como a busca pela ressocialização de pessoas do sistema prisional brasileiro possibilitou a criação da {Parças} Developers School®, um empreendimento social que forma pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional em desenvolvedores? Especificamente, objetivamos compreender como a busca pela ressocialização de pessoas do sistema prisional brasileiro possibilitou a criação da {Parças} Developers School®, um empreendimento social que forma pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional em desenvolvedores.
O referencial teórico aborda duas áreas distintas: as particularidades do sistema prisional brasileiro e os conceitos do empreendedorismo social. Enquanto discute as condições e desafios enfrentados pelo sistema prisional, também explora as características e motivações dos empreendedores sociais, destacando a busca pela criação de valor social e econômico.
Esta pesquisa qualitativa descritiva obteve dados primários a partir de três entrevistas semiestruturadas com Alan Almeida, fundador da {Parças} Developers School®. A pesquisa também utilizou fontes secundárias, incluindo matérias jornalísticas e documentos internos da {Parças}. A análise temática foi usada para identificar e organizar padrões nos dados, levando à identificação de dois temas principais: a motivação empreendedora e a geração de valor social e econômico na {Parças} Developers School®.
Nos resultados e discussões, demonstramos como as experiências pessoais podem influenciar na criação de empreendimentos sociais, além de ressaltar a importância da geração de valor econômico, mesmo para negócios comprometidos com causas sociais, para garantir sua sustentabilidade.
A {Parças} é uma iniciativa que visa reintegrar indivíduos do sistema prisional ao mercado de tecnologia da informação (TI). Além de combater estigmas sociais, a escolha estratégica do modelo de negócio business to business (B2B) tem sido fundamental para ampliar o impacto do programa e garantir sua viabilidade financeira. Nesse contexto, destaca-se a importância da empatia dos empreendedores sociais e da geração de valor econômico para assegurar o sucesso dessas iniciativas.
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