NAS TEIAS DA CULTURA, EMPREENDEDORISMO, CAPACITAÇÃO E INOVAÇÃO NO TURISMO LOCAL: Um Estudo Empírico no Complexo Ambiental e Gastronômico no Nordeste Brasileiro
Dimensões da Criatividade, do Comportamento e Cultura Organizacional para Inovação
Autores
Nome
1 - Caroline Xavier Valdivino UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Jamille Andrade Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Fortaleza
3 - Romana Martins Alves da Costa Torres UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Ceará
4 - Ana Cristina Batista dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de pós graduação em Administracão
Reumo
A inovação é crucial para a diferenciação e longevidade das empresas no mercado, atraindo a atenção dos consumidores e atendendo às suas necessidades. Simultaneamente, a capacitação dos empreendedores, através de cursos e atividades de formação, promove desenvolvimento regional, conservação da natureza e geração de emprego. Este estudo investiga como a capacitação influencia a adoção da inovação em negócios turísticos locais, abordando lacunas na literatura e explorando essa relação em um Complexo Ambiental e Gastronômico em uma cidade no Nordeste do Brasil.
O presente artigo traz a seguinte questão de pesquisa: Como a capacitação de empreendedores influencia a adesão à inovação por negócios turísticos locais? Assim, como objetivo geral busca-se compreender como a capacitação de empreendedores influencia a adesão à inovação por negócios turísticos locais.
A aprendizagem empreendedora, contínua e influenciada por diversas fontes, fortalece as habilidades do empreendedor (Sacramento; Teixeira, 2019). Capacitação envolve adquirir competências como liderança e gestão, promovendo competitividade e sustentabilidade (Teece et al., 2016). Empreendedores capacitados melhoram a qualidade dos serviços e promovem inovação (Dostie, 2018).
Metodologicamente empreendeu-se uma pesquisa qualitativa com finalidades exploratórias e descritivas. Foram realizadas sete entrevistas junto a permissionários, gestores e presidente da associação local, cujas percepções evidenciaram os benefícios das capacitações na adaptação a mudanças, implementação de práticas sustentáveis e na profissionalização dos serviços.
Para análise dos resultados empregou-se a técnica da análise temática de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti, para compreensão das narrativas. Dessa forma, a partir das narrativas emergiram as seguintes categorias: comunidade, cultura e turismo; empreendedorismo e gestão; e inovação e capacitação. Assim, os resultados apontam não apenas para o fortalecimento dos negócios locais, mas também contribuições significativas ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade.
Este estudo compreende como a capacitação de empreendedores influencia a inovação em negócios turísticos locais. A pesquisa mostrou que a capacitação fortalece laços culturais, promove gestão eficiente e cria um ambiente de negócios resiliente. A implantação do Complexo Ambiental e Gastronômico foi uma inovação que transformou a economia local, oferecendo infraestrutura e suporte institucional. A aprendizagem empreendedora foi crucial para a adaptação a novas práticas de gestão e inovação, resultando em serviços melhores, aumento do público e geração de empregos.
DOSTIE, B. The impact of training on innovation. ILR review, v. 71, n. 1, p. 64-87, 2018.
SACRAMENTO, P. M.; TEIXEIRA, R. M. Inovação e Aprendizagem de Empreendedores no Setor de Turismo: Análise Comparativa de Casos de Empresas de Pequeno e Médio Porte na cidade de Aracaju-Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 121–139, 2019.
TEECE, D.; PETERAF, M.; LEIH, S. Dynamic Capabilities and Organizational Agility: Risk, Uncertainty, and Strategy in the Innovation Economy. California Management Review, v. 58, n. 4, p. 13-35, 2016.